Hoje no TCSB: “Roadmap to Apartheid”

Por iniciativa do SOS Racismo e ainda integrado nas comemorações do 25 de Abril em Coimbra, é hoje exibido no TCSB o filme “Roadmap to Apartheid”, sobre a situação nos territórios ocupados da Palestina. O filme é legendado em Português, é seguido de debate e a entrada é gratuita.

Faça-nos companhia!

“Uma menina judia que eu conheço, depois do seu último ano de escola na África do Sul, foi com seus colegas para Israel para um encontro cultural. A dada altura tomou conhecimento que judeus e árabes não se podem casar. ‘Mas não é como o apartheid?’, diz ela…”
Este foi o mote para o documentário, que, de uma forma cativante, traça as comparações entre o Apartheid Sul Africano e o regime opressor de Israel nos territórios ocupados da Palestina.
Numa longa sequência em tela dividida: à esquerda, o apartheid da África do Sul; à direita imagens espelhadas, e em tudo semelhantes, de Israel – soldados verificando passes, a polícia a bater, com bastões, em civis desarmados, soldados impedindo filmagens, jovens a arremessar pedras a carros blindados, costas nuas mostrando as feridas da tortura, os cadáveres dos desordeiros, pneus queimados, retroescavadoras demolindo casas, despejos, acampamentos de tendas, funerais políticos, mulheres chorosas – imagens omnipresentes encontradas em qualquer lugar em que um Estado mostra a sua autoridade pela violência.
(site MICAR)

CINEMA
Roadmap to Apartheid
de Erin Davidson e Ana Nogueira
seguida de debate
29 de Abril de 2019
segunda-feira, 21h30
M/12 > 95′
entrada gratuita
org. SOS Racismo
integrado nas Comemorações do 25 de Abril em Coimbra

Tags: , , , ,

Leave a Reply

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.