Cenas da luta de classes no TCSB

A Escola da Noite retoma esta semana o ciclo de documentários integrado nas comemorações dos 40 anos do 25 de Abril no TCSB, que organiza com o Centro de Documentação 25 de Abril e o apoio da Casa da Achada – Centro Mário Dionísio.

Quarta-feira, dia 7 de Maio, exibimos “Cenas da luta de classes”, de Robert Kramer e Philip Spinelli:

cenasdalutadeclasses

DOCUMENTÁRIO
Cenas da luta de classes
de Robert Kramer e e Philip Spinelli
[Estados Unidos / Portugal, 1977, 90′]

Embora tenha como tema a “luta de classes” em Portugal, mostrada em imagens de arquivo, permanentemente orientadas por um comentário em off, Kramer considerou este filme como o ponto final do seu período americano. Com o passar dos anos, adquiriu uma perfeita consciência de que se tratava de uma obra datada, mas nunca a renegou e assim se manifestou numa carta de 1995: “Fico feliz que mostrem este filme, pois tantos anos depois, é como dar notícias de um sítio que não existe, informações sobre um tempo que realmente existiu”.

Cinemateca

7 de Maio
quarta-feira, 21h30
entrada gratuita > falado em inglês, sem legendas