25 de Abril no TCSB: Flores de livro, documentários e debates nas últimas semanas do mês

Prosseguem as comemorações dos 40 anos do 25 de Abril no TCSB, em Coimbra. Para as duas últimas semanas de Abril estão agendados dois documentários – “A Lei da Terra” e “Deus Pátria Autoridade” e uma sessão especial de Flores de Livro, a leitura de contos para as crianças.

leidaterra_cartaz

A 23 e 30 de Abril, o TCSB acolhe o ciclo de documentários “Filmes revolucionários de Abril”, organizado por três instituições da cidade – Fila K Cineclube, Curso de Estudos Artísticos da FLUC e Prisma. Integrado na programação regular da Casa das Caldeiras (“Sessões do Carvão”), o ciclo inclui quatro sessões, duas das quais no Teatro. Pelo ecran do TCSB passarão os filmes “A Lei da Terra” (Grupo Zero, 1977) e “Deus, Pátria, Autoridade” (Rui Simões, 1976). Ambas as sessões têm também entrada gratuita e são seguidas de debate.

Filmes revolucionários
Realizado por Alberto Seixas Santos e Solveig Nordlund (Grupo Zero), “A Lei da Terra” descreve os desenvolvimentos em torno da reforma agrária no Alentejo, das ocupações de terras às unidades colectivas de produção agrícola. Passa no dia 23 de Abril, pelas 21h30. Após a projecção haverá um debate sobre a reforma agrária, com Alfredo Campos (CNA – Confederação Nacional da Agricultura) e Sérgio Dias Branco (Universidade de Coimbra/CEIS20).
A 30 de Abril é exibido o filme “Deus Pátria Autoridade”, de Rui Simões. A partir de um vasto conjunto de imagens de arquivo, o realizador (que estará presente no debate) analisa criticamente a ideologia da ditadura fascista, a partir dos aspectos, enumerados no título, que Salazar considerava indiscutíveis. À conversa com Rui Simões após a exibição do filme junta-se Manuel Loff, professor e investigador da Universidade do Porto.

ruisimoes

Rui Simões

“Flores de Livro” especiais
No dia 26, a sessão de “Flores de Livro” – leitura de contos para a infância, que como habitualmente tem lugar no último sábado do mês, é também dedicada às comemorações do 40.º aniversário da Revolução. A animadora sócio-educativa Cláudia Sousa selecciona um conjunto de histórias escritas na época ou alusivas aos anos da Revolução, oferecendo ao público de todas as idades uma forma diferente de olhar para algumas das principais conquistas do 25 de Abril – liberdade, paz e democracia.

TCSB
programação 23 a 30 de Abril
40 anos do 25 de Abril

DOCUMENTÁRIO
A Lei da Terra
Grupo Zero
[1977, 67′]
23 de Abril
quarta-feira, 21h30
seguido de debate sobre a Reforma Agrária
entrada gratuita
org. Fila K Cineclube, Curso de Estudos Artísticos da FLUC e Prisma > ciclo “Filmes Revolucionários de Abril”

LEITURA DE CONTOS PARA A INFÂNCIA
Flores de Livro – sessão dedicada aos 40 anos do 25 de Abril (1)
por Cláudia Sousa
26 de Abril
sábado, 11h00
M/4 > 50′ > 3 a 5 Euros
Bar do TCSB

DOCUMENTÁRIO
Deus, Pátria, Autoridade
de Rui Simões
[1976, 98′]
30 de Abril
quarta-feira, 21h30
seguido de debate
entrada gratuita
org. Fila K Cineclube, Curso de Estudos Artísticos da FLUC e Prisma > ciclo “Filmes Revolucionários de Abril”

informações e reservas: 239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt

Tags: , , , , , , , , , , ,

Comments are closed.