A Escola da Noite ensaia “Trilogia de Alice”, de Tom Murphy, com encenação de Nuno Carinhas

equipa de “Trilogia de Alice” (fotografia © Eduardo Pinto)

A Escola da Noite está a preparar a sua próxima produção: “Trilogia de Alice”, do dramaturgo irlandês Tom Murphy. O espectáculo é encenado por Nuno Carinhas e estreia no Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra, a 27 de Março, Dia Mundial do Teatro, encerrando as comemorações do trigésimo aniversário da companhia.

Inédita em Portugal, “Trilogia de Alice” foi escrita em 2005 e originalmente produzida pelo Royal Court Theatre, em Londres. A peça oferece-nos uma viagem por três momentos da vida de uma mesma personagem (Alice, uma doméstica casada com um banqueiro de sucesso, mãe de filhos), ao longo de três décadas e meia – entre os anos 80 do século XX e o início do século XXI.
A jornada, adianta o encenador, relata a “peregrinação interior” desta mulher, através de “ligações, em tempos alternados, de experiências, de descobertas, de anseios” da personagem e de “breves relatos de vidas que se cruzam com a sua, respectivos gestos falhados e (des)ilusões”. “Talvez sejam só fantasmas em viagem, que transportam o desconforto da existência cheia de ‘desconhecido a que dão o nome de Deus’” – acrescenta Nuno Carinhas, citando uma das frases de Alice.
Responsável pela apresentação em Portugal de várias obras da dramaturgia irlandesa contemporânea, o encenador afirma que “esta Alice multiplicada está inscrita na linhagem do teatro irlandês das personagens femininas com voz, que se contam por direito e necessidade de partilha. Mulheres que combatem, com as palavras ditas, a dificuldade de existirem”.

Uma equipa reforçada em ano de aniversário
Com a tradução, encomendada para o efeito, de Paulo Marques Dias, a peça de Tom Murphy foi o texto escolhido para encerrar as comemorações dos 30 anos d’A Escola da Noite e assinala o regresso de Nuno Carinhas ao trabalho com a companhia, três décadas depois de aqui ter encenado “Comédia Sobre a Divisa da Cidade de Coimbra”, de Gil Vicente, em 1993.
Ao elenco residente do grupo – Ana Teresa Santos, Igor Lebreaud, Miguel Magalhães e Ricardo Kalash – junta-se a actriz Rita Brütt, precisamente no papel de Alice. A equipa artística inclui ainda uma outra estreia na companhia – o arquitecto e cenógrafo Henrique Pimentel –, Ana Rosa Assunção (figurinos), Danilo Pinto (luz) e Zé Diogo (som).
A 75.ª criação d’A Escola da Noite tem estreia marcada para o próximo Dia Mundial do Teatro (27 de Março) e cumprirá no Teatro da Cerca de São Bernardo a habitual temporada de quatro semanas.