Archive for Setembro 19th, 2015

Camilo Franco destaca a “delicadeza sentimental e intelectual” de “A Canoa”

Sábado, Setembro 19th, 2015
Camilo Franco

O conceituado jornalista e crítico de teatro galego Camilo Franco veio assistir à estreia de “A Canoa” na quinta-feira e partilhou as suas impressões no programa “Diário Cultural”, da Rádio Galega [32:25 – 40:25].

Afirmando que a produção d’A Escola da Noite “mantém a essência” da versão original do espectáculo (estreada em 2007 pelo Centro Dramático Galego), Camilo Franco classifica a peça como “um texto muito inteligente e muito maduro”, destacando a “delicadeza sentimental e intelectual” e a “finura narrativa” da obra.

O jornalista elogia em particular a forma como o espectáculo consegue “induzir a reflexão do espectador sem ter de comovê-lo” através dos “exageros”, das “acrobacias” ou das simplificações com que tantas vezes a violência doméstica é tratada, nomeadamente pela comunicação social. O impacto da história que é contada, afirma Camilo, vem precisamente da forma “natural” com que o tema é apresentado: “o espectador pode reconhecer a história como algo quotidiano e isso é o que realmente assusta”, concretiza.

Questionado sobre a reacção do público no dia da estreia, Camilo Franco registou a rapidez com que os espectadores se levantaram para aplaudir o espectáculo: “pareceu-me um público mais entregado do que o galego”. Para isso contribuirá também, conclui, o facto de A Escola da Noite ser uma companhia “muito imbricada no seu contexto social”, com “laços muito directos com a sociedade”.

A versão integral da critica de Camilo Franco pode ser ouvida a partir daqui.

Hoje no TCSB: “A Canoa”, de Cándido Pazó

Sábado, Setembro 19th, 2015

DELIO: O nosso é um casamento… como outro qualquer. Não digo que não tenhamos as nossas discussões, as coisas são como são. Temos, e às vezes grandes. Como toda a gente, não? A verdade é que eu fervo em pouca água e quando me salta a tampa… Mas já diz o ditado, “os amores renhidos são os mais queridos”.

A Canoa, de Cándido Pazó, cena 7

Sofia Lobo, "A Canoa"

Sofia Lobo, “A Canoa”

A Canoa