Archive for Novembro 18th, 2012

A Escola da Noite recebe espectáculo aclamado pela crítica brasileira

Domingo, Novembro 18th, 2012

A Escola da Noite recebe em Coimbra, a 7 e 8 de Dezembro, o espectáculo “12 homens e uma sentença”, de Reginald Rose. Oportunidade única para assistir a um dos mais aclamados espectáculos de teatro do Brasil dos últimos anos, que se mantém em cena desde 2010.

"12 homens e uma sentença" (foto: João Caldas)

Com encenação de Eduardo Tolentino (director do Grupo TAPA, de São Paulo), “12 homens” ganhou em 2010 o Prémio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) para melhor espectáculo do ano e foi nomeado para duas categorias do Prémio Shell (melhor encenador e melhor actor). Desde então, conta com mais de 300 apresentações e mais de 100 mil espectadores. Chega agora a Portugal, numa digressão que inclui Lisboa (por iniciativa do Ano do Brasil em Portugal) e as cidades de Coimbra, Braga e Évora, numa parceria entre a Cena Lusófona e a rede Culturbe.

contra “a burrice da unanimidade
Originalmente escrita para teatro televisivo, a peça viria a ficar famosa pela sua adaptação ao cinema no filme “Doze homens em fúria” (“12 angry men”), realizado em 1957 por Sidney Lumet, com Henry Fonda como actor e produtor.
Numa sala fechada, doze jurados devem decidir se condenam ou não à morte na cadeira eléctrica um jovem acusado de assassinar o pai. Desenvolve-se a partir daí um surpreendente e fascinante exercício de argumentação e de conflito entre os 12 homens. O que parecia uma decisão fácil e rápida de tomar, com a unanimidade garantida, torna-se afinal bem mais complexo, a partir do momento em que um dos jurados questiona o senso comum e começa a levantar dúvidas. Ao mesmo tempo, vão sendo expostos os preconceitos de cada um dos jurados e a fragilidade das certezas absolutas na base das quais são tantas vezes tomadas decisões, na justiça como na política. É um espectáculo “contra a burrice da unanimidade”, que mostra como “as dúvidas razoáveis são bem mais interessantes dos que as verdades aparentes”, afirma o encenador.

Retratos falantes
Aproveitando a presença da comitiva do espectáculo em Portugal, a rede Culturbe oferece ainda ao público das cidades de Braga, Coimbra e Évora a possibilidade de assistir a um segundo espectáculo, da companhia paulista “Grupo TAPA”. Também com encenação de Eduardo Tolentino, “Retratos Falantes” inclui três monólogos do dramaturgo Alan Bennett – “Fritas no açúcar”, “A senhora das cartas” e “Brincando de sanduíche” – interpretados, respectivamente, pelos actores Brian Penido, Zé Carlos Machado e Emília Rey.
Tal como “12 homens”, também os monólogos de Benett foram escritos originalmente para televisão, em 1987. Eles abordam, com um “humor ácido e cortante”, os temas da solidão e da incomunicabilidade no mundo contemporâneo, através de “figuras anónimas, quase invisíveis, que podem morar na porta ao lado”.

o regresso do TAPA
Fundado em 1979, o Grupo TAPA é uma das mais importantes e conceituadas companhias brasileiras. Assumindo-se como companhia de reportório, encenou obras de Nelson Rodrigues, Oduvaldo Vianna Filho, Plínio Marcos, Jorge Andrade, Shakespeare, Strindberg, Pirandello, Tennessee Williams, entre vários outros nomes da dramaturgia universal. Conhecido pelo rigor artístico e técnico que coloca nos seus trabalhos, quase sempre dirigidos por Eduardo Tolentino de Araújo, o TAPA é uma referência do teatro brasileiro, pela qual têm passado dezenas de artistas e outros profissionais do espectáculo. Escreve a investigadora Rosangela Patriota sobre o trabalho do grupo: “assistir a um espetáculo do Grupo Tapa é estar diante de um trabalho que se movimenta por música. Os acordes são precisos, o ritmo apropriado e a sintonia entre a melodia e a interpretação surge como algo natural”. Tudo isto, salienta, graças a um “trabalho incessante realizado ao longo de quase 365 dias do ano: cursos e oficinas de formação de atores, grupos de estudos, traduções e um constante esforço de inserir-se no debate da cena contemporânea, nacional e internacional”.
Para A Escola da Noite, é um prazer e um privilégio voltar a receber o Grupo em Coimbra, 12 anos depois de, ainda na sala estúdio do Pátio da Inquisição, ter acolhido uma verdadeira mostra de dramaturgia brasileira contemporânea, com as apresentações de “Navalha na Carne”, de Plínio Marcos”, “Corpo a Corpo”, de Oduvaldo Viana Filho, e “A Serpente”, de Nelson Rodrigues. A força dos textos então apresentados e as magníficas interpretações dos actores do TAPA estão certamente na memória de todos aqueles que puderam assistir a estes espectáculos.
Dada a elevada procura que os espectáculos justificam, A Escola da Noite aconselha vivamente a reserva antecipada de lugares, pelos contactos habituais. Os preços para os espectáculos são também os normalmente praticados no TCSB (5 a 10 Euros), havendo condições especiais para quem quiser assistir às duas peças.

Teatro da Cerca de São Bernardo

12 HOMENS E UMA SENTENÇA
de Reginald Rose

encenação Eduardo Tolentino elenco Adriano Bedin, Brian Penido, Ricardo Dantas, Zé Carlos Machado, Oswaldo Mendes, Augusto Cesar, Fernando Medeiros, Haroldo Ferrari, Henri Pagnoncelli, Oswaldo Ávila, Riba Carlovich, Gustavo Trestini e Ivo Muller