Archive for Novembro 3rd, 2012

Festival de Teatro da Covilhã

Sábado, Novembro 3rd, 2012

Começa hoje mais uma edição do Festival de Teatro da Covilhã, organizado pelo Teatro das Beiras.

A abertura cabe ao Cine-Teatro Constantino Nery, de Matosinhos, com o espectáculo “A Casa Encantada”.

A Escola da Noite junta-se à festa na próxima sexta-feira, dia 9/11, com a segunda ante-estreia de “Novas diretrizes em tempos de paz”, de Bosco Brasil.

companheiro de estrada

Sábado, Novembro 3rd, 2012

Um amigo da companhia gosta de brincar connosco dizendo que temos dois dramaturgos residentes: Gil Vicente e… Abel Neves.
Respondemos-lhe sempre com o sorriso orgulhoso de quem sabe o que tem em mãos.
Entre os dois, o Abel tem a importante vantagem de estar vivo. Essa circunstância permitiu que, além de amigos, nos tenhamos feito companheiros de estrada, na defesa e na prática desse teatro “como coração de estrela”, no centro da vida, “lugar de todas as utopias”, como ele tão bem tem dito.
Sabendo que somos seus admiradores, o Abel tem tido ainda a generosidade de nos entregar textos inéditos, oferecendo-nos a oportunidade de os fazermos nossos e de assim os partilharmos com o público. Assim nasceram “Além as estrelas são a nossa casa”, “Além do Infinito”, “Este Oeste Éden” e, agora, “Nunca estive em Bagdad”.

A guerra do Iraque entrou pela casa dos portugueses. Porque “fomos a primeira televisão do mundo” a transmiti-la em directo e porque tivemos de servir de cenário para a cimeira de triste memória que lhe deu início. O Abel escolheu-a para nos mostrar como as diferentes escalas se cruzam nas salas de estar das vidas humanas. E fez, a partir desse confronto, uma história sobre o optimismo que é preciso inventar.
Nós cá estamos, com ele, a tentar construí-lo, num caminho iniciado há 20 anos. Na certeza de que é possível (e necessário) viver melhor.
O teatro também serve para isso.

A Escola da Noite
Outubro de 2012

[texto da folha de sala]