Archive for Setembro 13th, 2011

Teatro Menor despede-se de Coimbra

Terça-feira, Setembro 13th, 2011

Termina esta semana a segunda temporada do mais recente espectáculo d’A Escola da Noite, “Teatro Menor”. José Sanchis Sinisterra, o autor das 13 peças breves escolhidas pela companhia, vem à cidade falar do seu “teatro fronteiriço”, em mais uma Jornada de Dramaturgia Espanhola Contemporânea.

Miguel Magalhães em "Teatro Menor" (foto: Augusto Baptista)

Entre 13 e 15 de Setembro (terça a quinta, sempre às 21h30), A Escola da Noite apresenta as três últimas sessões do espectáculo encenado por António Augusto Barros, que estreou no passado mês de Junho e que cumpre assim um total de 26 sessões na cidade.
Com o mesmo título do livro em que o autor reuniu perto de 50 peças “breves e brevíssimas”, Teatro Menor propõe ao espectador uma reflexão sobre o próprio teatro e, através dele e de alguns dos seus mecanismos e protagonistas (o autor, o texto, o actor, o público), sobre a condição humana e a nossa vida de todos os dias. Interessado em conhecer as fronteiras que existem dentro do teatro e entre ele e a sociedade em que se inscreve, Sinisterra trabalha com e nessas fronteiras, expondo-as e questionando-as.
No caso das peças escolhidas pela companhia para este espectáculo, o autor parte de situações banais do quotidiano – a venda de um apartamento, uma viagem de elevador, uma fila de espera para um qualquer atendimento – ou de variações “absurdas” do fazer teatral, dando voz, por exemplo, ao que está entre o actor e a personagem que interpreta ou entre esta e o autor que lhe deu “vida”.

Paula Garcia em "Teatro Menor" (foto: Augusto Baptista)

Com uma longa carreira de dramaturgo, encenador, investigador e formador – em Espanha, na Europa e em toda a América do Sul – Sinisterra criou em Barcelona, na década de 1970, o “Teatro Fronterizo”. Desde então, tem vindo sempre a explorar e a aprofundar o conceito, com as sucessivas gerações de autores dramáticos que formou. Acaba agora de inaugurar em Madrid o “Novo teatro fronterizo”, sobre o qual virá falar ao público de Coimbra. A conferência, com entrada livre, está marcada para o dia 14, quarta-feira, pelas 16h00.
A iniciativa insere-se no ciclo “Jornadas de Dramaturgia Espanhola Contemporânea”, realizado em parceria com o Instituto Cervantes e o Curso de Estudos Artísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e que ainda em Setembro (dias 27 e 28) trará à cidade Antonio Onetti.

IV Jornada de Dramaturgia Espanhola Contemporânea
José Sanchis Sinisterra
conferência do autor
14 de Setembro