Archive for Julho 12th, 2010

A Escola da Noite abre festival em São Paulo

Segunda-feira, Julho 12th, 2010

Auto da India | Fotografia de Augusto Baptista

“Auto da Índia: aula prática”, de Gil Vicente, é o espectáculo de abertura do V Circuito de Teatro Português, que decorre em São Paulo entre 17 e 25 de Julho. Para além da sessão inaugural, que terá lugar no dia 17, pelas 19h00, no Auditório do Museu de Arte de São Paulo (MASP), o espectáculo será apresentado em mais três cidades do Estado: Botucatu (20), São Carlos (21) e Diadema (23). A Escola da Noite dinamiza ainda um workshop, no âmbito do Circuito, destinada à comunidade teatral paulista.

O Circuito de Teatro Português de São Paulo é uma iniciativa do grupo brasileiro Dragão7 (dirigido pela actriz e encenadora Creusa Borges), realizada no âmbito da Cooperativa Cultural Brasileira. Foi criado para promover o intercâmbio cultural entre o Brasil e Portugal, com o desejo de progressivamente alargá-lo aos outros países de língua portuguesa. Internamente, o formato do Circuito foi pensado para descentralizar as actividades culturais da cidade de São Paulo: os espectáculos, os debates e os workshops que integram a programação têm lugar não só na capital do Estado, mas também em várias outras cidades do “ABC” Paulista e do interior.

“Auto da Índia” é a mais recente produção vicentina d’A Escola Noite. Foi estreada em 2007 e a companhia continua a mantê-la em reportório. Depois de uma intensa digressão nacional, com mais de 20 localidades visitadas, e da apresentação em Luanda (2008), o espectáculo chega agora ao Brasil, país onde A Escola da Noite não se apresentava desde 1998.

O espectáculo assume uma clara vertente pedagógica e de divulgação do trabalho de Gil Vicente, integrando, a par da representação integral do texto original, momentos de debate com o público sobre a vida, a obra e a época do autor. Com direcção artística de António Augusto Barros, António Jorge, Sílvia Brito e Sofia Lobo, “Auto da Índia” conta com as interpretações de António Jorge, Maria João Robalo, Miguel Magalhães e Sílvia Brito.