Archive for Maio 22nd, 2009

“A Noite”: Al Berto, pel’o bando, no TCSB

Sexta-feira, Maio 22nd, 2009

"A Noite", pelo Teatro o bando (© Margarida Dias)

O Teatro o bando apresenta este fim-de-semana no Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra, a sua mais recente produção: “A Noite”, a partir de Al Berto.
Estreado há apenas dois meses no Teatro Nacional D. Maria II (co-produtor do espectáculo), “A Noite” integra “Apresentação da Noite” e excertos de mais cinco textos do autor: “À procura do vento num jardim d’Agosto”, “Lunário”, “Três cartas da memória das Índias”, “Dispersos” e “O medo”. Interpretado por Ana Lúcia Palminha e Pedro Gil, o espectáculo tem dramaturgia, encenação e espaço cénico de João Brites, director artístico d’o bando.
Al Berto nasceu em Coimbra, em 1948, mas foi em Sines que viveu toda a sua infância e adolescência. Estudou pintura em Bruxelas, onde foi colega de João Brites, mas viria a dedicar-se exclusivamente à escrita depois do regresso a Portugal, em Novembro de 74. “O Medo”, antologia do seu trabalho poético, é o livro fulcral para a compreensão e conhecimento da sua obra. Foi reconhecido com o Prémio PEN Clube de Poesia em 1998. Faleceu a 13 de Junho de 1997.
Sobre “Apresentação da Noite”, uma montagem feita a partir de excertos gravados de vários dos seus textos (integralmente apresentada neste espectáculo), escreveu Al Berto: ela “nasceu, a um dado momento, da necessidade de tornar audível esse silêncio onde se perde todo e qualquer desejo de escrever”.
Esta produção d’o bando, co-produzida com o TNDMII e em parceria com a Câmara Municipal de Sines, conta ainda na sua ficha artística com os contributos de Vânia Rovisco (corporalidade), Teresa Lima (oralidade), Clara Bento (figurinos e adereços) e João Cachulo (desenho de luz). É apresentada em Coimbra no âmbito da residência artística REN que o grupo sediado em Palmela se encontra a realizar na cidade, a convite d’A Escola da Noite.
Tal como aconteceu com “Jerusalém”, o público tem a possibilidade de, no final de cada sessão, trocar impressões com a equipa artística do espectáculo, numa conversa informal do bar do TCSB, no que constitui uma excelente oportunidade para ficar a conhecer melhor o trabalho e o percurso de uma das mais importantes e singulares companhias de teatro do país.
Faça-nos companhia!

“Ensaio sobre o teatro”: filme de Rui Simões, hoje às 22h00

Sexta-feira, Maio 22nd, 2009

Documentário de Rui Simões sobre a construção do espectáculo “Ensaio sobre a cegueira”, do Teatro o bando.

Hoje, às 22h00, no bar do TCSB, no âmbito da residência artística REN. Entrada livre.

o bando no TCSB: programa de hoje, sexta-feira

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA REN COM O TEATRO O BANDO

Sexta-feira, 22 de Maio de 2009

10h00 – 18h00 | workshop (2º dia)

“Dilatação do Tempo Presença:

Oficina sobre a consciência do actor em cena”

direcção de João Brites com assistência de Sara de Castro

sala-estúdio da bonifrates* (Casa Municipal da Cultura)

19h00 | conferência

“O método do Experimental Stage of Baltic House”,

por Anatoly Praudin

bar do TCSB

Anatoly Praudin

22h00 | documentário

“Ensaio sobre o teatro”

bar do TCSB

ensaio-sobre-o-teatro_49

* Colaboração especial da Bonifrates – cooperativa de produções teatrais e realizações culturais.

danças da luz*