Welcome to Europe, de Ricardo Correia | CLUBE DE LEITURA TEATRAL

Ricardo Correia (foto: Carlos Gomes)

O ciclo de “Peças Breves Sobre a Ascensão e Queda de uma Egoísta Chamada Europa” é composto por dois lados, tal como um álbum de música. Cada um dos lados e peça funciona de forma autónoma. A sua organização não obedece a uma sequência, podendo, por isso, ser levadas a cena com diferentes relações e tensões dramatúrgicas entre elas. O LADO A é composto por peças curtas escritas por Ricardo Correia pré-pandemia e designadas por “Welcome to Europe”; O LADO B é composto pelas peças curtas escritas pós-pandemia designadas por “Huis-Clos – A Europa Entre 4 Paredes”, escritas por Ricardo Correia e mais cinco dramaturgos europeus com estreia em março de 2021.
Na sessão de Novembro do Clube de Leitura Teatral partilhamos pela primeira vez o texto “Welcome to Europe” escrito entre as formas documentais e ficcionais que surgiu com a intenção de investigar: O que significa para nós ser europeus? Quem representa quem? Qual é hoje o maior desafio que a Europa enfrenta? Que cenários existem para o futuro da Europa? E se a União Europeia cair, o que se segue?

RICARDO CORREIA
Ricardo Correia é Director Artístico da Casa da Esquina, estrutura de criação e programação de Coimbra, onde desenvolve trabalho de criação transdisciplinar em regime colaborativo, investindo numa dramaturgia original, de mediação entre o real e a ficção, do arquivo como prática, implicando o documental, o autobiográfico, a pós-memória e o questionamento do território.
Desde 2001 que trabalha em teatro, cinema e televisão como actor, dramaturgo e encenador. Encenou mais de uma vintena de espectáculos, apresentados em vários teatros, escolas, festivais prestigiados (FIT em Belo Horizonte, BE Festival em Birmingham) e em várias geografias internacionais (Vigo, Santiago de Compostela, Rio de Janeiro, São Paulo, Leipzig, Londres, Newcastle, entre outros).
É autor de cerca de uma dezena de textos para teatro. A compilação dos seus textos de teatro “O meu país é o que o mar não quer e outras peças” está editada pela Imprensa da Universidade de Coimbra, na coleção Dramaturgo (2019). A sua peça “Call Center” foi editada pelo Teatro Nacional D. Maria II & Bicho do Mato, no volume Laboratório de Escrita para Teatro – Textos 2017/2018 (coord. Rui Pina Coelho). A peça “Exílio[s] 61-74” está editada em França com edição bilingue pela editora Les Presses universitaires du Midi da Universidade de Toulouse – Jean-Jaurès (UT2J) da antologia da Colecção Nouvelles Scènes, 2020.
Desde 2015 co-dirige o Clube de Leitura Teatral (Teatro Académico de Gil Vicente/A Escola da Noite). Foi Júri da École des Maîtres – curso internacional de aperfeiçoamento de actores desde 2014 até 2018. Em 2019 ganhou o prémio para melhor tradução de texto para português no EURODRAM com “Caldarium”, de Sabrina Mahfouz, traduzido do inglês.

TEATRO | LEITURA
“Welcome to Europe”/”Peças Breves Sobre a Ascensão e Queda de uma Egoísta Chamada Europa”
de Ricardo Correia
Clube de Leitura Teatral
3 de Novembro de 2020
terça-feira, 18h30
Sala Brincante da Cena Lusófona > 90′
entrada gratuita
co-organização: TAGV / A Escola da Noite
apoio: Cena Lusófona

informações e reservas:
239 718 238 / 966 302 488 / clube.leitura.teatral@gmail.com
evento FB

COVID-19
Lotação limitada a 20 lugares sentados, com distância de 1,5 metros entre cadeiras. É obrigatório o uso de máscara durante toda a sessão. Solicita-se o cumprimento das normas de etiqueta respiratória e de distanciamento físico.