O Grupo Violência (V!)

A violência doméstica, atingindo, fundamentalmente, crianças, adolescentes, mulheres e idosos, constitui uma violação dos direitos humanos e das liberdades fundamentais e uma ofensa à dignidade humana, limitando o reconhecimento e exercício de tais direitos e liberdades. Acontece em todos os sectores da sociedade, ao longo do ciclo vital, sem distinção de classe social, grupo racial, nível económico, educacional ou religião. Produz considerável sofrimento e consequências negativas para a saúde. Trata-se, em suma, de um problema complexo, muitas vezes envolto no silêncio e, por isso, difícil de quantificar, para o qual não há respostas fáceis mas que urge combater em tempo útil.

Grupo Violência – Informação, Investigação, Intervenção (V!): “Apresentação”

VIOLENCIA4

Na preparação do espectáculo “A Canoa” falámos com diversas pessoas e instituições que trabalham na prevenção e no combate à violência doméstica e/ou no apoio às vítimas.

Ao longo da temporada, queremos dar visibilidade a esse trabalho, a partir do dossier do espectáculo que construímos neste blogue. Começamos hoje com o Grupo Violência, uma instituição pioneira na investigação e na intervenção em matéria de violência e trauma.

Na próxima quinta-feira, dia 24 de Setembro, alguns dos elementos que integram este grupo juntam-se a nós para uma conversa após o espectáculo, no Teatro da Cerca de São Bernardo. É a primeira das actividades complementares à temporada de “A Canoa” em Coimbra.

Faça-nos companhia!

A Canoa
de Cándido Pazó

cartaz canoa final_red

Coimbra, Teatro da Cerca de São Bernardo
17 DE SETEMBRO A 18 DE OUTUBRO
quinta a sábado, 21h30 > domingos, 16h00
M/12 > 1h40′ > 5 a 10 Euros
(excepto 4 de Outubro – dia das Eleições Legislativas)

SESSÕES PARA O PÚBLICO ESCOLAR
(3.º Ciclo, Ensino Secundário e Ensino Profissional)
30 de Setembro a 16 de Outubro:
quarta a sexta-feira, 11h00 ou 15h00
23 a 26 de Novembro:
segunda a quinta, 11h00 ou 15h00
3 Euros/aluno(a)
[entrada gratuita para professores/as acompanhantes
e para alunos/as abrangidos pelo escalão A da ASE]
lotação máxima: 100 alunos/as

ACTIVIDADES COMPLEMENTARES

DEBATE APÓS O ESPECTÁCULO
com elementos do Grupo Violência – Informação, Investigação e Intervenção (V!)
24 de Setembro
quinta-feira, 23h30