Novas diretrizes: últimos espectáculos em Coimbra

Termina esta semana a temporada de “Novas diretrizes em tempos de paz” no Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra. A peça de Bosco Brasil apresentada pel’A Escola da Noite tem apenas mais quatro sessões, entre quinta-feira e domingo. Retoma depois a sua digressão nacional, com uma apresentação no Teatro Lethes, de Faro, no dia 16 de Fevereiro. Entretanto, na sua casa, a companhia de Coimbra vai acolher o Teatro das Beiras e o Centro Dramático de Évora.

Igor Lebreaud, "Novas diretrizes em tempos de paz" (foto de ensaio de Eduardo Pinto)

“Novas diretrizes em tempos de paz”, peça do dramaturgo brasileiro Bosco Brasil, é a história de um emigrante polaco que desembarca no porto do Rio de Janeiro, em busca de uma nova vida como agricultor, no final da II Guerra Mundial. No cais é colocado perante Segismundo, um oficial da alfândega que desconfia das suas intenções. Sem o salvo-conduto assinado por Segismundo, Clausewitz será obrigado a voltar ao cargueiro e a seguir viagem. Para a obtenção desse salvo-conduto, Segismundo propõe um desafio ao estrangeiro, o que leva as duas personagens a confrontar as suas memórias: de um lado um actor que perdeu familiares e amigos, do outro um ex-torturador que sempre cumpriu ordens. O espectáculo estreou no passado dia 31 de Janeiro, depois de duas ante-estreias e conversas com o autor da peça, incluindo um debate sobre o tema dos refugiados. Está em cena de quinta a sábado à noite e aos domingos à tarde. Na quarta e na sexta-feira, há duas sessões especiais para o público escolar. O espectáculo segue depois para o Algarve, sendo apresentado em Faro, no Teatro Lethes, a 16 de Fevereiro.

Teatro das Beiras e Centro Dramático de Évora
Logo após o final desta temporada, o Teatro da Cerca de São Bernardo abre as portas ao Teatro das Beiras (14 e 15 de Fevereiro) e ao Centro Dramático de Évora (21 e 22 de Fevereiro), que aqui apresentam duas peças muito bem-humoradas: “Pagar? Aqui ninguém paga!”, de Dario Fo, e “Vou ou não vou esta noite ao teatro?”, de Karl Valentin.

condições especiais.
Para além dos descontos habitualmente praticados e da campanha “Quintas no Teatro” (preço único, com 50% de desconto, às quintas-feiras), a companhia lembra as ofertas que tem ao dispor dos seus espectadores: as “assinaturas TCSB” (através das quais os bilhetes podem ficar a menos de 5 Euros) e ainda as campanhas “O Teatro na Baixa” (vales de 20% de desconto oferecidos em cerca de 40 lojas da baixa da cidade) e “Até ao próximo” (oferta de um bilhete, na compra de outro, para o espectáculo seguinte no TCSB).

 

FEVEREIRO NO TCSB

até 10 de Fevereiro
quinta a sábado, 21h30; domingos, 16h00 – TEATRO
Novas diretrizes em tempos de paz, de Bosco Brasil
A Escola da Noite
encenação António Augusto Barros elenco Igor Lebreaud e Miguel Lança figurinos e imagem gráfica Ana Rosa Assunção luz Danilo Pinto som Zé Diogo
M/16 > 50′ > 5 a 10 Euros

quinta e sexta, 14 e 15
21h30 – TEATRO
Pagar? Aqui ninguém paga, de Dario Fo
Teatro das Beiras
tradução e encenação Gil Salgueiro Nave cenografia e figurinos Luís Mouro sonoplastia Hélder Gonçalves interpretação Fernando Landeira, Pedro Damião, Pedro da Silva, Sara Gabriel, Sónia Botelho desenho de luz Jay Collin
espectáculo no âmbito da rede Culturbe – Braga, Coimbra e Évora >
M/12 > 135′ com intervalo > 5 a 10 Euros

quinta e sexta, 21 e 22
21h30 – TEATRO
Vou ou não vou esta noite ao teatro, de Karl Valentin
Centro Dramático de Évora
encenação José Russo cenografia e figurinos Inês de
Carvalho interpretação José Russo, Maria Marrafa, Rui Nuno música André Penas desenho de luz António Rebocho
espectáculo no âmbito da rede Culturbe – Braga, Coimbra e Évora >
M/12 > 90′ > 5 a 10 Euros

informações e reservas:
239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt

Tags: , , , , ,

Comments are closed.