Neo-Realismo. Uma poética do testemunho. Alguns exercícios de releitura | MANUEL GUSMÃO

x9789725504758.jpg.pagespeed.ic.MICn8Kej7y

A Escola da Noite tem o prazer de acolher no TCSB a apresentação em Coimbra do mais recente livro do poeta e ensaísta Manuel Gusmão, “Neo-Realismo. Uma poética do testemunho. Alguns exercícios de releitura”.
Trata-se de um conjunto de ensaios sobre vários autores neo-realistas – Alves Redol, Soeiro Pereira Gomes, Manuel da Fonseca, Mário Dionísio, Carlos de Oliveira, Manuel Tiago, Urbano Tavares Rodrigues – que propõe alguns exercícios de releitura sobre as suas obras, motivações e actualidade.
A sessão é organizada pelo Partido Comunista Português e pelas Edições “Avante!” e contará com a presença do autor. A apresentação do livro estará a cargo do professor e investigador da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra António Pedro Pita.

A tensão gera um entusiasmo entre aqueles que vêem na cena em que participam uma arena onde se combate pela construção de um destino livre. O entusiasmo é, além do mais, uma característica geracional que é preciso imaginar se quisermos compreender a combatividade e mesmo o ânimo guerreiro, desses jovens que formam a guarda avançada da geração neo-realista que começa por abrir o seu espaço e criar o seu lugar nas páginas de uma série de jornais e revistas, mais ou menos efémeros, O Diabo, Sol Nascente, Altitude, Pensamento, Seara Nova e Vértice, entre outros títulos. Este entusiasmo articulava, sob a sensação de perigo iminente, a paixão histórica e a urgência política.

APRESENTAÇÃO DE LIVRO
Neo-Realismo. Uma poética do testemunho. Alguns exercícios de releitura
de Manuel Gusmão
por António Pedro Pita, com a presença do autor
15 de Dezembro de 2018
sábado, 16h00
Bar/Livraria do TCSB > entrada livre
org. PCP / Edições “Avante!”

informações:
239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt

MANUEL GUSMÃO

ManuelGusmao

Nasceu em Évora, em 1945. Foi professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tendo desenvolvido parte substancial do seu trabalho académico em literatura portuguesa, literatura francesa e teoria da literatura. É ensaísta e crítico, poeta e tradutor de poesia. Venceu vários prémios, entre os quais estão o Prémio P.E.N. Clube Português de Poesia com a obra A Terceira Mão (2008) e de Ensaio, com a obra Finisterra – o Trabalho do Fim: reCitar a Origem (2009).
A sua obra poética está maioritariamente coligida nos três volumes da antologia Contra Todas as Evidências, tendo publicado, já este ano, o livro A Foz em Delta.