A água como património: colóquio internacional no TCSB

A Escola da Noite acolhe amanhã no Teatro da Cerca de São Bernardo o colóquio internacional “A água como património”, organizado pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e pela Câmara Municipal de Coimbra.

Tendo como tema “a importância das paisagens fluviais para as cidades e para as comunidades locais”, a iniciativa visa discutir um plano de orientação para a zona do rio e zonas adjacentes e um plano que preveja estratégias de ligação e articulação com a cidade.

Pretende-se debater ideias que perspectivem “uma ligação mais eficaz entre os projetos relativos à cidade e ao rio que permitam ‘viver’ o rio e devolver-lhe o seu papel de protagonismo na organização da cidade”.

SEMINÁRIO INTERNACIONAL

“A água como património – a importância das paisagens fluviais para as cidades e as comunidades locais”

TCSB, 13 de fevereiro

PROGRAMA

09h00

Recepção aos participantes

09h30

Sessão de abertura   (Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Presidente do Conselho Científico do CES, Coordenador do EPAT e Chefe de Divisão do Gabinete para o Centro Histórico)

10h00

Desafios estratégicos para a reabilitação das cidades de água na perspetiva do desenvolvimento sustentável   (Romeo Farinella – Universidade de Ferrara – Itália)

10h20 Intervalo

10h30 Para um roteiro contemporâneo de Coimbra. Valorização da memória.   (José António Bandeirinha – Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra – Portugal)

10h50 Candidatura da Universidade de Coimbra a Património Mundial. Qual o papel da cidade?    (Raimundo Mendes da Silva – docente do Dep. Eng. Civil – FCTUC / Curador da candidatura da UC à UNESCO e Nuno Ribeiro Lopes – coordenador da candidatura da UC à UNESCO – Portugal)

11h10 Intervenções urbanísticas na Beira Rio – um programa de ação   (Paulo Leitão – Verador da Câmara Municipal de Coimbra – Portugal)

11h30Debate

14h00  Paisagens culturais e retórica do desenvolvimento durável: o caso paradigmático do Douro, património mundial   (Ana Paula Amendoeira – Comissão Nacional Portuguesa do Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS) – Portugal)

14h20 Contratos de proteção dos rios, da concertação à participação cidadã na construção de novas paisagens. Comparação de experiências.   (Sara Giacomozzi – Arquiteta paisagista)

14h40 Usos e perceções do rio Mondego em Coimbra   (Claudino Ferreira – Professor da Universidade de Coimbra – Portugal)

15h00 Participação cidadã e usos de água de habitantes de quatro zonas de Coimbra   (Francisco Freitas – Centro de Estudos Sociais)

15h20 Debate

15h40 Intervalo

16h00 Mesa Redonda “Experiências de olhares sobre o Rio Mondego”   (Edite Rico – ESDD – Coimbra; José Manuel Moura Relvas – ESDD – Coimbra; Fernanda Craveiro – ESCT – Figueira da Foz; Daniel Pinheiro – Documentarista)

16h40 Consumos e encargos com água para fins domésticos: as perceções e a realidade   (Eduardo Barata, Rita Martins, Luis Cruz e Sandra Tralhão – Universidade de Coimbra – Portugal)

17h00 Coimbra – Figueira da Foz. Projetos urbanos sobre as margens do Mondego   (João Paulo Cardielos e Rui Lobo – Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra – Portugal)

17h20 Debate

17h40 Encerramento   (Paulo Leitão – Vereador da Câmara de Coimbra; Paulo Peixoto – Centro de Estudos Sociais)

Tags: , ,

Comments are closed.