ROGÉRIO DE CARVALHO

Rogério de Carvalho (foto: Sofia Lobo)

Rogério de Carvalho (foto: Sofia Lobo)

ROGÉRIO DE CARVALHO

O encenador Rogério de Carvalho (Gabela, Angola, 1936) tem 50 anos de carreira teatral, contados a partir da sua entrada como aluno no Conservatório Nacional de Lisboa – hoje Escola Superior de Teatro e Cinema, da qual foi professor até 2007.

Responsável por um vastíssimo (mas ainda não contabilizado) número de encenações em várias companhias portuguesas, junta no seu currículo autores como Tchékhov, Eugene O’Neill, Molière, Gil Vicente, Fassbinder, Jean Genet, Breyten Breytenbach, Peter Handke, Arthur Schnitzler, Platão, Eurípides, Howard Barker, Marivaux, entre vários outros. Reconhecido pela exigência que se auto-impõe na abordagem a cada criação e pela forma como isso inspira as equipas com as quais estabelece duradouras relações de afecto, Rogério de Carvalho é ainda admirado pela intensidade poética da sua inconfundível linguagem artística. Foi distinguido com o Prémio Almada 2001 e com o Grande Prémio da Crítica em 2012, pelos espectáculos que nesse ano dirigiu para as companhias “As boas raparigas vão para o céu, as más para todo o lado” e “Ensemble”.

Em Portugal, trabalha regularmente com a Companhia de Teatro de Almada e com o Teatro Griot, foi director artístico da companhia “As boas raparigas…” e dirigiu espectáculos para o TEAR, Teatro Nacional D. Maria II, Teatro Nacional São João, Ensemble e Teatro Oficina, entre outros.

A generosidade com que desde sempre se entrega à arte teatral permitiu-lhe colaborar por diversas vezes com grupos de amadores e, sobretudo, ser responsável pela formação de sucessivas gerações de elementos do teatro universitário: dirigiu espectáculos nos Teatros Universitários do Minho e do Porto e é uma referência da história recente do Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra (TEUC), para o qual dirigiu “O Sonho”, de Strindberg, o “Auto da Índia”, de Gil Vicente, “Platonov”, de Tchékhov, “A mulher canhota”, de Peter Handke, ou “Oresteia”, de Ésquilo.

É aliás dessa relação com o TEUC que nasce a proximidade que A Escola da Noite mantém até hoje com Rogério de Carvalho. Da equipa que fez “Auto da Índia” no TEUC em 1991 sairia o núcleo fundador da companhia, que no próprio ano da fundação o convidaria para dirigir “O Triunfo do Amor”, de Marivaux (1992), e para dirigir uma nova versão do espectáculo vicentino, já num contexto profissional (1993). Em 2004, o encenador voltaria a Coimbra para uma inesquecível montagem de “O Cerejal”, de Tchékhov.

Ainda numa espécie de “comemoração” dos 25 anos d’A Escola da Noite, cumpridos em 2017, é com emoção e uma alegria redobrada que a companhia volta a trabalhar com um dos encenadores que mais admira e que mais influenciou e marca o discurso artístico deste colectivo.

Coimbra, Maio de 2018

SOBRE ROGÉRIO DE CARVALHO

COSTA, Tiago Bartolomeu (2014), “O homem que vendeu a alma ao teatro”, Público, 07/03/2014
LANÇA, Marta (2015), “O teatro é uma arte do presente – entrevista a Rogério de Carvalho”, Buala, 26/08/2015
SERÔDIO, Maria Helena (2013), “Rogério de Carvalho: Invulgar excelência e rigor”, Sinais de Cena, 13

 

[Cinzas…]

Comments are closed.