Letras em Palco | JOANA MONTEIRO E MARGARIDA CABRAL

IMG_5866

(foto: Eduardo Pinto)

A designer gráfica Joana Monteiro (Clube dos Tipos) volta aos Sábados para a Infância no TCSB com uma oficina à volta das letras. Com ela traz desta vez a actriz, encenadora e figurinista Margarida Cabral (Demo). Juntas e com os miúdos, vão passar um dia a desenhar, construir, pendurar e vestir letras, com os materiais que encontrarem pelo Teatro.

Letras são signos, desenhos e formas.
Mensageiras. Reais. Visíveis.
Têm pés, pernas, barriga e orelhas. Sim, têm! Também têm garganta, braços, olhos… Enfim, também têm alma, se quisermos.
Podem ser grandes ou pequenas. Desenhadas ou construídas. Vestidas ou penduradas.
Não acreditas? Vem fazê-las connosco e verás!

TIPOGRAFIA | CENOGRAFIA | EXECUÇÃO DE FIGURINOS
“Letras em Palco”: oficina de tipografia aplicada em figurinos e cenário
com Joana Monteiro/Clube dos Tipos e Margarida Cabral/Demo
24 de Março de 2018
Sábado, 11h00 – 13h00 / 14h30 – 16h30
5 – 15 anos > 4 horas
Preço: 15,00 €
[Sábados para a infância no TCSB]
[evento FB]

informações e inscrições:
239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt

JOANA MONTEIRO
A Joana é designer gráfica e faz direcção de arte. No seu trabalho reconhece-se uma paixão pela tipografia. Para construção de imagens gráficas faz uso e mistura várias técnicas. Licenciou-se em Pintura e Design de Comunicação (ARCA, Coimbra). Fez o mestrado em Design Gráfico (University of the Arts London). Estudou na Royal College of Art, Londres, onde experimentou vídeo e tipografia tradicional. Colaborou com o atelier FBA. em Coimbra durante 5 anos. É freelancer desde 2007 e tem trabalhado sobretudo com clientes da área da cultura (TNSJ, Porto; English Touring Opera, Londres; TAGV e Salão Brazil, Coimbra). É co-fundadora do Clube dos Tipos. Reside no Condomínio Criativo CABB, em Coimbra.
http://cargocollective.com/joanamonteiro

CLUBE DOS TIPOS
O Clube dos Tipos foi criado com a intenção de reunir pessoas interessadas em tipografia. As oficinas de tipografia estão no centro da nossa actividade, mas não consideramos as restrições associadas com esta técnica uma limitação. São, para nós, um ponto de partida. Encorajamos a experimentação e o uso de novas tecnologias, em combinação com o uso de tipos antigos de metal e madeira, de forma a chegar a resultados menos convencionais. Trabalhamos em projectos tanto comerciais como de iniciativa própria e organizamos workshops e eventos. O Clube dos Tipos é gerido pela designer gráfica Joana Monteiro.
Clube dos Tipos no Facebook

MARGARIDA CABRAL
Margarida Cabral (n.1981, Guimarães): Encenadora, intérprete e escultora. é licenciada pela Escola Universitária das Artes de Coimbra (2007). Tem vindo a desenvolver o seu trabalho nas artes performativas e na área de produção e direcção administrativa enquanto membro do CITAC, desde 2006. Enquanto escultora, tem participado em exposições colectivas e tem desenvolvido trabalhos na área de cenografia, figurinos e adereços em vários espectáculos. Trabalhou como actriz/performer com Wojtek Ziemilsky, Pedro Penim, Carlos Curto, Ricardo Seiça Salgado, Andrés Bezares, Rodrigo Malvar e Patrick Murys. Foi co-encenadora e intérprete do espectáculo Sim Não Talvez (2009). Cenógrafa nos espectáculos Estado de Excepção (2007) e Sim Não Talvez (2009). Realizou produção nos eventos (Re)Ciclos de Teatro (2008) e Cicle Mechanics (2010). Foi co-fundadora e é membro da DEMO. Em 2011 foi co-directora e performer no projecto de investigação artística Russian Roulette, pela DEMO, no Centre for Contemporary Art Ujazdowski Castle (Varsóvia). Em 2012, foi performer, produtora executiva, figurinista e aderecista no espectáculo Câmara Escura (Projecto Buh! e CEC-Guimarães 2012); fez direcção de cena no espectáculo ARRAIAL (Companhia Circolando); e fez a produçãoo executiva e assistência na instalação performativa Star Dust (DEMO), no Festival Manobras. Em 2013, co-encenou interpretou no espectáculo A QUEDA, a partir do Limbo (DEMO e CAE da Figueira da Foz) e no espectáculo NEBULOSA incluído no projecto Entre o Ultravioleta e o Infravermelho (DEMO e CEC-Guimarães 2012); desenvolveu o projecto CODE em Macau e em Hong-Kong (DEMO e BABEL-nonprofit); e co-dirigiu o espectáculo Percursos Cantantes-Sincronias, um projecto com a comunidade/associações locais de Óbidos. Em 2014, foi produtora e figurinista no espectáculo EFÉMERA (DEMO e Academia de Música e Bailado de Guimarães). Desde 2008, é formadora em oficinas artísticas como: Expressividades; Expressão Plástica; Expressão Dramática e Corporal; Movimento para Teatro; entre outros.

Comments are closed.