Oficina de trava-línguas | Catarina Moura

Quem diz “três tigres tristes para três pratos de trigo. / três pratos de trigo para três tigres tristes” não sabe nada de tigres – ainda se fossem três bifes! Mas pronto, experimentem lá plantar o prato do trigo onde o tigre o possa ver. Lá vai ele sem manquejos cheirar o fraco pitéu – é careta pela certa. Agora soltem a língua nas voltas dos tristes tigres e dos pratos que são três – é tropeção garantido! Pôr a língua preguiçosa a correr como a cabeça, é diversão das maiores. E não é perda de tempo, porque “o tempo perguntou ao tempo, quanto tempo o tempo tem. O tempo respondeu ao tempo que o tempo tem tanto tempo quanto tempo o tempo tem”.

Oficina_trava-linguas

Provenientes da tradição oral popular, os trava-línguas podem aparecer como versos, frases ou prosa, o desafio é dizer as palavras de forma rápida ou várias vezes repetidas sem errar… sem travar a língua!

A importância dos trava-línguas não se resume apenas ao seu papel lúdico, desempenham também um papel primordial ao nível psico-linguístico, devido à sua estrutura por textos curtos, com cerca de cinco ou seis versos, em métrica de quatro a seis sílabas. A sua forma de jogo verbal-gestual, dizer com rapidez e clareza sílabas muitas vezes difíceis de pronunciar, gera na criança prazer (físico e psíquico) e permite resolver ou mitigar uma necessidade. Com a aquisição da leitura e da escrita esta torna-se uma ferramenta pedagógica essencial para a consolidação do português nas crianças.

Pela primeira vez nos Sábados para a Infância no TCSB, este projecto desenvolvido por Catarina Moura destina-se a crianças entre os 5 e os 10 anos.

OFICINA
Oficina de trava-línguas
Catarina Moura
14 de Outubro de 2017
Sábado, 11h00
5 aos 10 anos > 90′
Preço: 6 Euros
Sábados para a infância no TCSB

informações e reservas:
239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt

Comments are closed.