Exploradores da Serra | Teatro do Montemuro

TEATRO DO MONTEMURO PEÇA: " EXPLORADORES DA SERRA" © LIONEL BALTEIRO

(foto: Lionel Balteiro)

O Teatro do Montemuro está de volta a Coimbra, para mais uma grande noite de teatro ao ar livre, no Pátio da Inquisição. A entrada é livre!

A Serra do Montemuro é conhecida, desde longa data, pela riqueza das suas gentes e das suas histórias, dos seus terrenos em volta: turfeiras abundantes, ouro (hoje quase exausto, após a exploração romana), e mais recentemente o vento (que de certo modo inverteu o sentido da frase “e tudo o vento levou”), mas sobretudo pela abundância de pedras, algumas delas raras e preciosas, que ainda hoje se descobrem, a par e passo. Atesta-o a memória ainda viva e expressa em algumas lendas, como por exemplo a Lenda do Fojo dos Três Caminhos, onde a alma da serra se mistura com a vida dos Exploradores da Terra.
Serão estes e outros motivos que atraem o interesse de pessoas vindas de fora para explorarem estas riquezas, ainda ocultas no seio do povo que nela habita. De repente, este povo é confrontado com promessas que ultrapassam todos os seus horizontes: “O El Dourado”, dizem. Mas existem sempre aquelas palavras sábias: “Quando a esmola é grande o Santo desconfia. Não auguro bons tempos para a Serra, não!…”
É neste jogo de interesses que surge o conflito: uns querem, outros não, e como sempre há aqueles que vão pelo mais forte e há também aqueles que vão com todos.
É a terra telúrica que se desvenda num espectáculo pensado para o ar livre. É a tradição de um teatro popular nascido da investigação histórica, do trabalho exaustivo de experimentação dos profissionais envolvidos e das vivências concretas, procurando assim uma narrativa divertida. Fazendo o paralelismo entre o passado e o presente com humor e alguma ironia, sem deixar de comover em alguns momentos.

TEATRO AO AR LIVRE
Exploradores da Serra
Teatro do Montemuro
14 de Julho
sexta-feira, 22h00
Pátio da Inquisição > entrada livre

dramaturgia e encenação José Carretas cenografia Ana Limpinho direcção musical Ana Bento interpretação Abel Duarte, Beatriz Wallenkamp, Eduardo Correia, Leonor WallenKamp, Paulo Duarte e Manuel Brásio construção de cenários e adereços Carlos Cal e Maria da Conceição Almeida desenho de luz Paulo Duarte direcção de cena Abel Duarte direcção de comunicação e produção Paula Teixeira

informações:
239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt

Comments are closed.