“As regras da arte de bem viver na sociedade moderna”, de Jean-Luc Lagarce | Clube de Leitura Teatral

(fotografia: Cláudia Morais)

(fotografia: Cláudia Morais)

A sessão de Maio do Clube de Leitura Teatral acontece no Teatro da Cerca de São Bernardo. Igor Lebreaud, actor d’A Escola da Noite, escolheu o texto “As regras da arte de bem viver na sociedade moderna”, de Jean-Luc Lagarce.

Basta saber, em qualquer circunstância, que há uma solução, uma explicação para os problemas, pois a vida mais não é do que uma longa série de problemas ínfimos, para os quais cada qual tem de ter uma resposta.

Nascer não é complicado. Morrer é muito fácil. Viver entre estes dois acontecimentos não é necessariamente impossível. Para se adaptar, basta seguir as regras e aplicar os princípios, e saber que para toda e qualquer circunstância, existe sempre uma solução, uma forma de reagir e de se comportar, uma explicação para os problemas, porque a vida é apenas e somente uma longa lista de ínfimos problemas, e cada um necessita e deve obter uma resposta. Trata-se de conhecer e de aprender, desde esse instante imediatamente mundano que é o nascimento, a desempenhar o seu papel e a respeitar os códigos que regem a existência. Finalmente, basta controlar as mágoas, chorar em quantidade suficiente e relativa, avaliar a importância da dor e sempre, nos momentos mais difíceis da vida, saber exactamente que lugar lhes concedemos.

Há um livro que tudo rege, todas as circunstâncias, organiza tudo, propõe uma solução para todos os instantes da vida, organiza, tranquiliza. É um livro absoluto. Explica como nascer, como estar em harmonia perfeita com o mundo desde o primeiro dia, como não cometer erros perante o nascimento dos outros, como descobrir a vida – quantas prendas, que presente – que atitude ter no dia do casamento, como preparar uma mesa, como demonstrar o amor ao ser amado e conhecer as palavras que lhe devem ser ditas, como lhe agradecer e como lhe pedir, como dar e obter, quanto dar e quanto receber. E depois, o que também não é de somenos, como morrer, o que dizer, o que fazer, como partir sem complicações, como manter a elegância também nesse momento, e não falhar o papel nem esquecer o texto.

(site Artistas Unidos. O texto está publicado,
com tradução de Alexandra Moreira da Silva,
na colecção “Livrinhos de Teatro“, Volume 7)

LEITURA
“As regras da arte de bem viver na sociedade moderna”, de Jean-Luc Lagarce
dir. Igor Lebreaud
pelo Clube de Leitura Teatral – Coimbra
2 de Maio de 2017
Terça-feira, 18h30
Bar do TCSB > 90′
sessões preparatórias: 27 e 28/03, 21-24h00; 02/05, 15-18h00
entrada gratuita

informações e reservas:
239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt

Comments are closed.