Sigízia + Como se constrói uma casa | Luís Urbano

ArqeCinema

O Núcleo de Arquitectos da Região de Coimbra organiza em co-produção com o Núcleo de Estudantes de Arquitectura da AAC e com a colaboração da Escola d’A Noite a primeira sessão do Ciclo ARQUITETURA E CINEMA. A sessão inclui a apresentação do projeto Ruptura Silenciosa e JackBackPack pelo arquiteto Luís Urbano e a projecção das curtas-metragens “Sizígia” (Luís Urbano, 2012, 17′) e “Como de desenha uma casa” (Luís Urbano, 2014, 19′).

Sizígia
Luís Urbano, Portugal, 2012, 17′
(Prémio Especial do Júri, Competição Labo, 35th Clermont-Ferrand IFF)

O termo sizígia significa uma combinação entre dois ou mais elementos distintos e, de acordo com a ciência que estuda as estrelas e os planetas, pode designar uma configuração astronómica em que corpos celestes se organizam aproximadamente no mesmo eixo, por exemplo o Sol, a Terra e a Lua durante um eclipse solar ou lunar. Em Sizígia, curta-metragem filmada na Piscina das Marés – um lugar desenhado pelo lápis de um arquiteto, mas também pela natureza – um funcionário zela pelo edifício, trabalha, descansa, grava sons, dialoga com o espaço sem nunca chegar a falar. Ainda assim consegue chamar-nos à atenção para o encontro entre a arquitetura e a vida.

Como Se Desenha Uma Casa
Luís Urbano, Portugal, 2014, 19’

Em Como se desenha uma casa, título emprestado de um poema de Manuel António Pina, a arquitetura amena de um dos mais amados projetos modernistas de habitação coletiva em Portugal é usada para contar uma história em que o passado é também presente. Como se desenha uma casa foi filmada no Bloco das Águas Livres, Lisboa, um edifício desenhado por Nuno Teotónio Pereira e Bartolomeu Costa Cabral nos anos 50 do séc. XX.

 

ARQUITECTURA | DOCUMENTÁRIOS
Sizígia + Como Se Desenha Uma Casa
de Luís Urbano
com a presença do realizador
23 de Março de 2017
Quinta-feira, 21h30
M/12 > 17? + 19?
Preço: 3,50 Euros
Org. NARC e NUDA-AAC

Comments are closed.