À Margem da Vida + 2:fototerapia | João M Almeida

díptico

A Escola da Noite acolhe no TCSB, a 23 de Março, a apresentação dos dois livros de fotografia de João M Almeida, editados em 2016. A sessão terá lugar no Bar/Livraria do Teatro e conta com a presença do autor e a apresentação do médico António Rodrigues.

À MARGEM DA VIDA
“Um livro de fotografias sobre margens da vida. São 32 imagens que retratam as bordas do poço em que caímos quando o chão nos foge debaixo dos pés e que testemunham, indiferentes, a nossa passagem pela vida, essa queda constante em busca do momento final em que nos chocaremos com o fundo. A nossa breve existência contrasta com a sua perenidade.”
(Luís Leiria)

2:FOTOTERAPIA
Antes [da] operação, João dedicara-se a fotografar “naturezas mesmo mortas”, trabalhando conceitos como “morte, resistência, sobrevivência”. Imagens de ruínas, texturas de pedras e paus, objectos do passado que deram origem ao livro “À Margem da Vida”. Chegado a casa, após a cirurgia, deu-se conta do que mudara: “Não podia fotografar o que andava a fotografar”. Decide então pôr-se em frente do espelho, voltando-se já não para o exterior, mas para o interior, seguindo até o mote dado pelo fotógrafo espanhol José Manuel Navia num “workshop”: “Há o fotógrafo que gostavas de ser e o que podes ser. Este era o que eu podia ser, fechado em casa, numa situação particular, em que estava triste e chateado”. O resultado foi “2: Fototerapia” […]. “É um olhar para mim, para o meu corpo e para o meu espaço.”
(Amanda Ribeiro, P3)

 

FOTOGRAFIA | APRESENTAÇÃO DE LIVROS
À Margem da Vida + 2:fototerapia
de João M Almeida
com a presença do autor e apresentação de António Rodrigues
23 de Março de 2017
Quinta-feira, 18h30
Bar do TCSB > entrada gratuita

João M. Almeida, auto-retrato

João M Almeida, auto-retrato

JOÃO M ALMEIDA
Dirigente estudantil universitário de 1991 a 1994, fundador da Política XXI e mais tarde do Bloco de Esquerda, tendo sido dirigente de ambos. Foi deputado Municipal em Lisboa pelo BE em 2005, assessor político do BE e do GUE/NGL no Parlamento Europeu e promotor do movimento “Tempo de Avançar”. Foi ainda membro fundador e dirigente do Fórum Manifesto, membro e dirigente de várias associações cívicas, entre as quais a ATTAC, a Cooperativa Outro Modo (editora do Le Monde Diplomatique – Ed. Portuguesa), o Movimento Não Apaguem a Memória e a candidatura Cidadãos por Lisboa (CPL).
Licenciado em Química Aplicada com uma pós-graduação em Gestão e Políticas Ambientais, trabalhou no sector da Água durante 12 anos. Trabalha actualmente no gabinete do Vereador João Afonso (eleito CPL), responsável pelo Pelouro dos Direitos Sociais da Câmara Municipal de Lisboa.
Fotógrafo amador, além de diversas exposições individuais e colectivas, tem dois livros publicados, ambos em 2016: “À Margem da Vida” e “2:fototerapia”.
É pai de duas filhas.

Comments are closed.