My journey to meet you | Marco S. Puccioni

MV5BNTllYmE5YzctM2MwOS00OGZhLTllN2QtOWUzNDEwZTczM2E3XkEyXkFqcGdeQXVyMTYxODE0NTc@._V1_SY1000_CR0,0,583,1000_AL_

“My journey to meet you” [A minha viagem para te encontrar] é a história de dois homossexuais italianos que se tornaram pais de gémeos, graças à colaboração de uma gestante norte-americana. A sua viagem, que dura três anos, é narrada na primeira pessoa por Marco, o dador de esperma no casal, à luz de uma experiência de vida muito peculiar enquanto realizador, pai e companheiro.
A Itália é um caso especial na Europa Ocidental: apesar de gays e lésbicas poderem, de uma forma geral, viver livremente as suas vidas nas grandes cidades, os seus direitos civis não são verdadeiramente protegidos. Contrariamente ao que acontece na maior parte dos países europeus, em Itália uma pessoa solteira ou um casal gay ou lésbico não pode adoptar uma criança nem ter acesso à procriação medicamente assistida. Não há leis contra a homofobia, não existem leis a favor dos casamentos ou das uniões de facto homossexuais e as famílias gays não são reconhecidas pela Igreja. Sem qualquer moralismo ou preconceito, o filme aborda com profundidade as dificuldades, as esperanças e as mudanças na percepção desta complexa questão, tanto na perspectiva das personagens como na perspectiva da sociedade em geral.

A viagem de Marco tenta abordar um território por explorar, tanto entre homossexuais como entre heterossexuais. Com imagens da vida real e algum tipo de animação surrealista e onírica, este filme retrata os medos e as esperanças do protagonista em relação aos seus filhos. Mais do que representar uma questão social, a história de Marco e do seu parceiro analisa a profundidade e a essência da paternidade no que diz respeito ao sexo, ao direito, à política e à religião.

DOCUMENTÁRIO
My journey to meet you
de Marco S. Puccioni
seguido de conversa com o realizador
2 de Março de 2017
Quinta-feira, 21h30
M/16 > 54′ > 2013, HD, cor, Itália
entrada gratuita
[filme falado em inglês e em italiano, com legendas em inglês]
Org. Projecto INTIMATE / CES, no âmbito da Conferência Internacional Queering Parenting

Comments are closed.