Por favor!… Uma água com gás!… | Delphim Miranda

delphimmiranda

O marionetista e aderecista Delphim Miranda regressa em Fevereiro ao TCSB, com uma oficina de construção de bonecos (marionetas de luva) a partir de materiais reciclados. Neste caso, vai mostrar aos mais pequenos (M/4) o que se pode fazer com garrafas de água que aparentemente já não serviam para mais nada.

A oficina estimula a imaginação e a expressão plástica das crianças, ao mesmo tempo que sensibiliza miúdos e graúdos para a necessidade e para as potencialidades da reutilização de materiais.

Num dos últimos e saudosos “Encontros Nacionais de Teatro de Fantoches”, organizados pelo F.A.O.J. (Fundo de Apoio aos Organismos Juvenis), visitei, por curiosidade, uma Oficina de Confecção de Marionetas (Marotes), orientada por elementos de uma companhia belga. Eu estava lá como formador de Cabeçudos. As cabeças dos Bonecos eram executadas com recurso a meios ovos de pasta de cartão, de várias dimensões, muito fáceis de manipular, permitindo resultados muito rápidos e de razoável qualidade. À saída, quis saber onde poderia obter aquele material, os ovos. Foi-me então dito que os mesmos provinham de uma fábrica sediada na Alemanha, que os produzia como embalagens para doces e chocolates. Por especial favor, estariam dispostos a indicar-me os contactos para poder encomendar os ovos para mim. Insatisfeito, saí e dirigi-me ao café mais próximo. E então pedi:
– Por favor!… Uma garrafa de água com gás!…
De posse da garrafinha de plástico, das verdes, regressei ao espaço da minha Oficina de Cabeçudos e, depois de esvaziar a garrafa (não gosto de água com gás), juntei algum material e rapidamente confeccionei uma cabeça para uma Marioneta de Luva. De seguida, levei o meu trabalho, quase pronto, à oficina dos formadores belgas…
Conclusão: vitória retumbante da recuperação de materiais…

Delphim Miranda
Melides, Agosto de 2016

 

OFICINA DE CONSTRUÇÃO DE BONECOS
Por favor!… Uma água com gás!…
Delphim Miranda
25 de Fevereiro de 2017
Sábado, 11h00
Bar do TCSB > M/4 > 2 horas
Preços: 10,00 € (adulto + criança); 6,00 € (individual)
[Sábados para a infância no TCSB]

DELPHIM MIRANDA
Delphim Miranda nasceu em Lisboa em 1947. Frequentou o Curso de Pintura da Escola Superior de Belas Artes de Lisboa e lecciona desde 1971 as disciplinas de Educação Visual e Educação Visual e Tecnológica no ensino oficial. É formador nas áreas de Expressão Plástica, certificado pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional.
Depois de ter experimentado diversas formas de comunicação, tais como o Cartoon, a Banda Desenhada, o Cinema de Animação, a Pintura, a Ilustração, a Performance/intervenção, fixa-se no Teatro, trabalhando nas áreas da Cenografia, Figurinos, Adereços, como Actor e como Autor.
Descobrindo no Ensino as Marionetas como unidade de trabalho capaz de envolver os alunos em todas as áreas expressivas, especializa-se nesta Arte, tornando-se profissional. Monta então os seus primeiros espectáculos, em que contracena com as suas Marionetas, contando histórias de sua autoria.
Tem percorrido o país de lés a lés como contador de histórias com marionetas, participando também em festivais de Teatro, nacionais e internacionais. Integrou o Programa de Apoio à Leitura da Fundação Calouste Gulbenkian apresentando os seus espectáculos e ministrando formação a professores e animadores nas áreas expressivas.
Durante a Expo 98 integrou o elenco do espectáculo diário “Peregrinação”, conduzindo um dos Peregrináveis.
No TCSB, apresentou já os espectáculos “Caixas com histórias por dentro”(Fevereiro de 2015) e “Queres que te conte outra vez?” (Março de 2014), construiu e exibiu a exposição “Más caras e outras carantonhas” (Janeiro a Fevereiro de 2015) e dirigiu as oficinas “Ali há quarenta duendes – mostra interactiva de duendes articulados – marionetas” (Junho de 2016), “Pássaros, passarôcos e outros pardalôcos” (Fevereiro de 2015), “Más caras e outras carantonhas – os zarapelhos” (Fevereiro de 2015) e “Como quem costura um conto” (Março de 2014).

Comments are closed.