Cidades Materiais | António Alves Martins

Cidades Materiais

 

Agora, restam-me as tardes de Outono passadas neste banco deste jardim, aqui, junto à rua inclinada que desce vinda do norte. O caos do tráfego que passa dilui–se no perfume a menta que chega do café em frente; memórias do Magrebe, neves eternas, cânticos gnawa, vibração do deserto que habita em mim; e logo a canela e a curcuma e o caril e a noz-moscada numa mescla infinita de oriente;
e também as estepes longínquas nas palavras que soam como lâminas que cortam a respiração trémula – Eu vi a luz em um país perdido.
Esquecer.
Dizem-me que a escolha implica a rasura de uma possibilidade, de um devaneio; que ao determinar o olhar dilui a inevitabilidade da dança que subjaz ao pacto do amor. Será!?
Quero acreditar que no choque dos contrários, nessa violência que habita a ambivalência, é possível um movimento de descanso do olhar, de tranquilo desejo, de pasmo e de alucinação sublime, de descoberta, de risco. Talvez assim a vida sobreviva, talvez…
Esquecer a morte.

Cidades Materiais reúne textos escritos entre Maio de 2015 e Fevereiro de 2016, todos em Lisboa mas com breves passagens por Coimbra.

 

ANTÓNIO ALVES MARTINS
Tó
Nasceu em Lisboa, por mero acaso, em 2 de Novembro de 1959.
Afastou-se da cidade durante cerca de quarenta anos. Regressou para partir de vez mas distraiu-se, e foi ficando. Até hoje. Durante este tempo pendular, cresceu, estudou filosofia em Coimbra, tentou ser professor do ensino secundário público, publicou títulos de alguns poetas, de dentro e de fora, na Centelha/Fora do Texto (Gil de Carvalho, Alberto Pimenta, Jorge de Sousa Braga, António Ramos Rosa, Jorge Fazenda Lourenço, Constantin Cavafy e Philip Larkin), na Kairos edições (António Ramos Rosa, Três lições materiais) e em amedições (Em silêncio, fotos e texto de Ana Márquez).
Pelo meio, colaborou com as Edições Cotovia, coordenou a edição de catálogos de exposições em Lisboa, Madrid e Frankfurt, editou e reviu textos que lhe confiaram. Cansou-se, mas ainda não desistiu.

APRESENTAÇÃO DE LIVRO
Cidades Materiais
de António Alves Martins
com a presença do autor, apresentação de Isabel Calado e apontamento musical por Sara Nunes
15 de Julho
Sexta-feira, 18h30
Bar do TCSB > entrada livre
org. Deriva Editores

Comments are closed.