Desobedecer à União Europeia | José Manuel Pureza

capa2UE300

A Escola da Noite acolhe na Livraria do TCSB, no próximo dia 11 de Dezembro, pelas 18h30, a apresentação pública do livro “Desobedecer à União Europeia”, de José Manuel Pureza, editado pela Cooperativa Cultra, em parceria com a Deriva Editores.

Neste seu novo livro, Pureza defende que “resgatar a democracia enquanto expressão da soberania popular e lutar por uma Europa democrática constituída por Estados democráticos impõe uma ruptura com a realidade centralista e autoritária que a União Europeia hoje é”. Desobedecer-lhe, afirma, “é uma virtude cívica irrecusável para os/as democratas”.

José Manuel Pureza é professor Catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, investigador e presidente do Conselho Científico do Centro de Estudos Sociais. Dirigente do Bloco de Esquerda, foi recentemente eleito nas listas deste Partido como deputado à Assembleia da República.

“Desobedecer à União Europeia” é o segundo número da colecção “Cadernos Desobedientes” (depois de “Desobedecer à Praxe”, de Bruno Moraes Cabral e João Mineiro), uma iniciativa que “pretende inspirar gestos que juntem acção concreta às palavras que incitam à desobediência”. Nas palavras dos seus responsáveis, “o mote de cada caderno é claro: fazer uma história da desobediência aos diferentes tipos de poder, dar a conhecer realidades sonhadas e combates presentes, argumentar razões para desafiar o instituído”. Em formato de bolso, estes cadernos “são o inverso de cartilhas: querem-se instrumentos de debate e de lutas capazes de alargar o campo dos possíveis”, afirmam os editores.

A apresentação do livro em Coimbra estará a cargo do economista Jorge Bateira, professor auxiliar convidado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. A par do seu extenso trabalho académico, Bateira assina desde 2011 a coluna de opinião “Outro ciclo”, no jornal “i”, e escreve desde 2008 no blogue “Ladrões de Bicicletas” sobre economia política e política económica, nacional e europeia.

APRESENTAÇÃO DE LIVRO
Desobedecer à União Europeia
de José Manuel Pureza
com a presença do autor e a apresentação de Jorge Bateira
11 de Dezembro de 2015
sexta-feira, 18h30
Livraria do TCSB > entrada livre
org. Deriva Editores / A Escola da Noite

Comments are closed.