Cándido Pazó

IMG_7306_red

Cándido Pazó

Nascido em Vigo (Galiza, Espanha) em 1960, Cándido Pazó é actor, dramaturgo, filólogo, encenador, guionista de televisão e contador de histórias.

Como contador, actuou e participou em seminários sobre a oralidade nas Universidades de Santiago, Vigo, Coimbra, Salamanca, Barcelona, Minho, Varsóvia, Cracóvia, Montevideo, Bogotá, entre outras. É presença assídua em locais que habitualmente programam espectáculos de narração oral. Autor da maior parte das histórias que conta (ainda que recorra também à tradição e à literatura), enquadra-se no chamado “conto taberneiro” ou “de tertúlia”, onde episódios e personagens do quotidiano se sucedem, numa demonstração de que a realidade supera sempre a ficção.

Enquanto dramaturgo e encenador, Cándido Pazó é autor de inúmeros espectáculos premiados, como “Commedia, un xoguete para Goldoni” (Prémio Compostela 93 e Prémio de la Crítica del País Valenciano 94), “Nano” (Prémio María Casares 99), “Ñiqui Ñaque” (Prémio Max para Melhor Autor em Língua Galega, 2002), “García” (Prémio María Casares 2005), “Emigrados” (Prémio Max 2008), entre outros. Em 2014, foi distinguido com o Prémio da Cultura Galega de Artes Cénicas (atribuído pela Consellería de Cultura da Xunta da Galicia) e com o Prémio de Honra Roberto Vidal Bolaño (atribuído pela Mostra Internacional de Teatro de Ribadavia, pelo conjunto da sua carreira profissional).

Os caminhos de Cándido Pazó e d’A Escola da Noite andam cruzados há muito, nomeadamente em acções ligadas ao intercâmbio entre a Galiza e os países de língua portuguesa. No TCSB, apresentou os espectáculos “O espectáculo da palavra” (2009), “Historias Tricolores: ou de como aqueles animaliños proclamaron a República” (2010) e “Memórias de un neno labrego” (2014). Em 2010, dirigiu em Coimbra, igualmente a convite d’A Escola da Noite, um workshop sobre narração oral. Em 2013, foi um dos formadores convidados pela Cena Lusófona no âmbito do projecto P-STAGE, que resultaria na criação do espectáculo “As Orações de Mansata”, uma co-produção com A Escola da Noite com um elenco de 13 actores de seis países de língua portuguesa.


Regressar à página do espectáculo:

a canoa banner estreito

One Response to “Cándido Pazó”

  1. […] e encenação Cándido Pazó tradução Cándido Pazó e Sofia Lobointerpretação Igor Lebreaud, Maria João Robalo, Miguel Magalhães, Ricardo […]

Leave a Reply

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.