TCSB: “Novas diretrizes em tempos de paz” é pretexto para discutir a imigração

A Escola da Noite apresenta em Coimbra, entre 30 de Janeiro e 2 de Fevereiro, uma curta temporada do espectáculo “Novas diretrizes em tempos de paz”, de Bosco Brasil. A história do emigrante polaco que tenta entrar no Brasil em 1945 serve de pretexto para dois debates sobre a política de imigração em Portugal e na Europa, organizados em parceria com a Licenciatura em Relações Internacionais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Pelo Teatro da Cerca de São Bernardo passarão investigadores, representantes de associações de imigrantes e deputadas do Parlamento Europeu, nas noites de quinta-feira e sábado.

Igor Lebreaud, "Novas diretrizes em tempos de paz" (foto de ensaio de Eduardo Pinto)

Igor Lebreaud, “Novas diretrizes em tempos de paz” (foto de ensaio de Eduardo Pinto)

“Novas diretrizes em tempos de paz”, peça do dramaturgo brasileiro Bosco Brasil, passa-se em 1945, quando a II Guerra Mundial está perto do fim. Clausewitz é um emigrante polaco, que tenta recomeçar a sua vida no Brasil. No porto do Rio de Janeiro, depara-se com o oficial da alfândega, Segismundo, que desconfia das suas intenções e se recusa a permitir-lhe a entrada no país.
O espectáculo é a 59ª produção d’A Escola da Noite e estreou em Janeiro de 2013, com a presença do autor. Depois de uma intensa digressão nacional e internacional, que incluiu apresentações no Rio de Janeiro (Brasil) e em Luanda (Angola), o espectáculo apresenta-se em 2014 com um novo elenco: a Igor Lebreaud (Clausewitz) junta-se agora o actor Jorge Loureiro, no papel de Segismundo, sob a direcção de António Augusto Barros.
Antes de voltar “à estrada”, A Escola da Noite quis mostrar esta nova versão ao público de Coimbra, agendando quatro sessões que terão lugar entre 30 de Janeiro e 2 de Fevereiro – de quinta a sábado às 21h30 e no domingo às 16h00. São praticados os preços e as condições habituais – 5 a 10 Euros – e é aconselhável efectuar reserva antecipada de lugares.

A imigração em Portugal e na Europa
Escrito em 2001, o texto tem sido apresentado em vários países do mundo e servido de pretexto para debates e conversas sobre temas relacionados com as migrações. Na primeira temporada do espectáculo, a companhia discutiu a questão dos refugiados, em colaboração com o Comité Português para os Refugiados. Nesta nova temporada, A Escola da Noite quer abordar a política de imigração em Portugal e na Europa.
Numa altura em que às tragédias humanitárias sistematicamente ocorridas na costa mediterrânica se vêm juntar crescentes restrições à permanência de cidadãos europeus noutros países comunitários, parece particularmente oportuno conhecer e discutir a evolução recente das principais tendências migratórias, as leis que vigoram neste domínio e, sobretudo, os impactos sociais e humanos da sua aplicação.

tresdeputadas

Ana Gomes (PS), Inês Zuber (PCP), Marisa Matias (BE)

Os debates organizam-se em duas sessões, nas noites de quinta-feira e sábado. Na quinta-feira discutir-se-á a imigração em Portugal, com os contributos de Maria João Guia, autora da tese de doutoramento “Imigração, crime violento e crimigração”, Gustavo Behr, vice-presidente da Casa do Brasil de Lisboa, e José Manuel Pureza, professor universitário e investigador em Relações Internacionais.
No sábado, dia 1 de Fevereiro, terá lugar um debate sobre a política de imigração na Europa com deputados/as do Parlamento Europeu. Estão já confirmadas as presenças de Ana Gomes (PS), Inês Zuber (PCP) e Marisa Matias (BE). A moderação estará a cargo de Ana Cristina Santos, co-coordenadora do Doutoramento em Direitos Humanos nas Sociedades Contemporâneas do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.
Os debates começam imediatamente após a apresentação do espectáculo e têm entrada gratuita.

TCSB
Janeiro – Fevereiro/2014

TEATRO
Novas diretrizes em tempos de paz