“Bonecos & Farelos” no Festival das Companhias

Ricardo Kalash, Miguel Magalhães e Eduardo Gama em "Bonecos & Farelos" (© Augusto Baptista)

Ricardo Kalash, Miguel Magalhães e Eduardo Gama em "Bonecos & Farelos" (© Augusto Baptista)

A Escola da Noite escolheu o seu mais recente espectáculo vicentino para levar ao III Festival das Companhias: “Bonecos & Farelos”, uma encenação de António Jorge para o texto “Quem tem farelos?”, será apresentado de hoje a uma semana, dia 11 de Junho, pelas 21h30, no Teatro Ribeiro Conceição, em Lamego.

“Bonecos & Farelos” foi estreado em Abril de 2008 e cumpriu duas temporadas, num total de 17 espectáculos, ainda na Oficina Municipal do Teatro, em Coimbra. Já em 2009, ele foi reposto no Teatro da Cerca de São Bernardo, no âmbito da programação associada à exposição “Arquitecturas em Palco” de João Mendes Ribeiro.

A abordagem proposta ao texto de Gil Vicente é um exemplo daquilo que a companhia vem defendendo como a riqueza, a plasticidade e o carácter polifacetado da obra deste autor. A despeito da extrema simplicidade do enredo, o grupo de trabalho explorou as sugestões sonoras e musicais presentes no texto, adicionando-lhe, inspirado pelo ambiente de feira a que alude o pregão inicial dos criados, a alternância e o cruzamento de escalas entre os actores e os bonecos, idealizados e construídos por António Jorge.

Sobre este espectáculo, retemos o comentário de José Bernardes, professor na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e especialista na obra de Vicente:

“aquilo que para outros seria um desafio comprometedor, traduziu-se numa clara demonstração de virtuosismo artístico. (…) Nota-se que cada diálogo foi meditado, não só em termos de dicção (irrepreensível), como em termos de possível efeito teatral. Nessa medida, cada cena é cadenciada por um instrumentista (a música fica sempre muito bem no teatro de Gil Vicente); por sua vez, os actores tanto se duplicam uns aos outros (clarificando o sentido de muitas frases) como surgem, eles próprios, duplicados por bonecos, em alternância particularmente feliz”.

(José Bernardes, “Gil Vicente para todas as idades”, Diário de Coimbra, 24/05/2008)

 

BONECOS & FARELOS

pel’A Escola da Noite

Teatro Ribeiro Conceição, Lamego

11 de Junho, 21h30

a partir do texto “Quem tem farelos?”, de Gil Vicente encenação, espaço cénico e bonecos António Jorge elenco António Jorge, Eduardo Gama, Maria João Robalo, Miguel Magalhães, Ricardo Kalash e Sílvia Brito figurinos Ana Rosa Assunção música Eduardo Gama desenho de luz Danilo Pinto

 

[consulte AQUI o programa completo do Festival]

Tags: , , , ,

One Response to ““Bonecos & Farelos” no Festival das Companhias”

  1. […] 11 de Junho Workshop de escrita criativa Abel Neves Lamego, Teatro Ribeiro Conceição, 16h00 “Bonecos & Farelos”, de Gil Vicente A Escola da Noite Lamego, Teatro Ribeiro Conceição, […]