Fila K e UMAR assinalam 25 de Abril no TCSB

A Escola da Noite acolhe esta semana no Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra, a projecção de dois documentários sobre os tempos que se seguiram ao 25 de Abril de 1974. Na segunda e na quinta-feira são exibidos “Linha Vermelha”, de José Filipe Costa, e “O Caso Sogantal”, de Antónia de Sousa e Maria Antónia Palla. A organização é do Fila K Cineclube e da UMAR Coimbra, respectivamente.

linha vermelha

“Linha Vermelha” é apresentado como “um estudo” sobre o famoso documentário “Torre Bela”, realizado por Thomas Harlan em 1975, a propósito da ocupação da Herdade da Torre Bela, no Ribatejo, no pós-25 de Abril.
Quase 40 anos depois dos acontecimentos e da rodagem do filme original (“Linha Vermelha” foi realizado em 2011), José Filipe Costa volta aos seus protagonistas e à sua equipa, interrogando-se: “de que maneira Harlan interveio nos acontecimentos que parecem desenrolar-se naturalmente frente à câmara? O que é feito hoje dos heróis da altura? O que pensam sobre a ocupação e sobre o filme “Torre Bela”? Que memórias têm dos acontecimentos?”
Após a exibição do filme, que tem entrada gratuita, haverá um espaço de debate no bar do Teatro, que servirá ainda para a apresentação pública da “Associação Conquistas da Revolução”, com a presença de José Coutinho, um dos seus dirigentes regionais.

 

“O Caso Sogantal”

Sogantal

Ainda integrado nas comemorações do 25 de Abril em Coimbra, este ano alargadas, por iniciativa do Ateneu, a várias dezenas de instituições da cidade, a UMAR traz ao TCSB a exibição do documentário “O Caso Sogantal” (*), realizado pela Cinequipa em 1975. O filme acompanha o processo de luta das 48 trabalhadoras, entre os 14 e os 24 anos, que trabalham numa fábrica de confecções (Sogantal) nos arredores do Montijo, cuja administração decidira encerrar a laboração em resposta às suas reivindicações por direitos básicos como o salário mínimo, um mês de férias, respectivo subsídio e décimo terceiro mês.
O filme é exibido no bar do Teatro e haverá conversa com o público no final. A entrada é gratuita.

29 de Abril de 2013
segunda-feira, 21h30
DOCUMENTÁRIO
“Linha Vermelha”
de José Filipe Costa

segunda-feira, 23h00
DEBATE
Apresentação da “Associação Conquistas da Revolução”
com José Coutinho, membro regional da Direcção da Associação
org. Fila K Cineclube e Associação Conquistas da Revolução, no âmbito das comemorações do 25 de Abril em Coimbra > entrada livre

2 de Maio de 2013
quinta-feira, 21h15
DOCUMENTÁRIO
“O Caso Sogantal” (*)
de Antónia de Sousa e Maria Antónia Palla; realização: Cinequipa
seguida de conversa com o público
org. UMAR – Coimbra, no âmbito das comemorações do 25 de Abril em Coimbra > entrada livre

(*) substituído pelo filme “Nós, operárias da Sogantal”, de Nadejda Tilhou [actualização de 02/05/13, 04h08]

Tags: , , , , , ,

One Response to “Fila K e UMAR assinalam 25 de Abril no TCSB”

  1. […] DOCUMENTÁRIO / CONVERSA 2 de Maio quinta-feira, 21h15 “O Caso Sogantal” […]