O Teatro e a Escola: espectáculo e debate na Cerca de São Bernardo

A Escola da Noite e a Associação de Professores de Português promovem na próxima terça-feira um debate sobre as relações entre o Teatro e a escola, no novo Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra.

A sessão está marcada para as 18:00h e inicia-se com a apresentação de uma sessão especial do espectáculo “Auto da Índia: aula prática”, uma das mais recentes produções da companhia de Coimbra e que foi concebida a pensar particularmente no público escolar. Estreada em Novembro de 2007, ela foi já vista por cerca de 3 mil alunos, em 33 sessões apresentadas, tanto em Coimbra como nas várias localidades do país por onde tem passado a sua digressão.

Imediatamente após o espectáculo terá lugar a mesa-redonda, aberta à participação de todo o público presente na sala e com as intervenções iniciais de António Augusto Barros (Director Artístico d’A Escola da Noite), Isabel Delgado (Professora do Colégio São Teotónio, Orientadora de Estágios Curriculares), José Augusto Cardoso Bernardes (Professor de Literatura da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra), João Paulo Janicas (Director de Centro de Formação de Associação de Escolas), Maria Regina Rocha (Professora de Português, Colaboradora do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa) e Paulo Feytor Pinto (Presidente da Associação de Professores de Português).

As relações entre o Teatro e a Escola, nomeadamente no que diz respeito à importância de promover o contacto regular dos jovens com a criação artística, têm sido objecto de vários estudos e propostas de intervenção, incluindo ao nível dos dois ministérios envolvidos. Ao contrário do que seria de esperar, no entanto, alunos, professores e estruturas de criação teatral continuam hoje confrontados com vários constrangimentos ao pleno aproveitamento das potencialidades desta ligação. Dificuldades de comunicação, impedimentos burocráticos e organizativos e o afunilamento dos programas curriculares são algumas das questões frequentemente apontadas e que importa discutir.

No momento em que se encontra a preparar o seu plano de actividades e a programação do Teatro da Cerca de São Bernardo para o próximo biénio, A Escola da Noite aproveitará a ocasião para apresentar as linhas gerais do serviço educativo que pretende desenvolver, na continuidade do trabalho com o público escolar que tem vindo a efectuar desde o início do seu percurso, em 1992.

Só nos últimos quatro anos, no âmbito do contrato assinado com o Ministério da Cultura, o grupo de Coimbra apresentou cerca de 100 sessões especiais para escolas, de 8 espectáculos diferentes, às quais assistiram mais de 6 mil espectadores. Para além disso, a companhia concebeu e concretizou, em parceria com o Centro de Formação de Professores Ágora, três edições da oficina para professores “Uma Aula Vicentina”, acreditada pelo Ministério da Educação. A dinamização de um clube de leitura na Escola Martim de Freitas, o acolhimento regular de alunos em visitas ao teatro e o aprofundamento das ligações com os professores estagiários (em articulação com a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra) são algumas das outras frentes do trabalho desenvolvido até agora, que a companhia pretende consolidar e ampliar no futuro próximo.

O Teatro e a Escola

mesa-redonda n’A Escola da Noite

(antecedida pela apresentação do espectáculo “Auto da Índia: aula prática”)

TEATRO DA CERCA DE SÃO BERNARDO, 11/11/2008, 18:00h.

 

Intervenções iniciais:

António Augusto Barros

Director Artístico d’A Escola da Noite

Paulo Feytor Pinto

Presidente da Associação de Professores de Português

Maria Regina Rocha

Professora de Português, Colaboradora do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Isabel Delgado

Professora do Colégio São Teotónio, Orientadora de Estágios Curriculares

José Augusto Cardoso Bernardes

Professor de Literatura da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

João Paulo Janicas

Director de Centro de Formação de Associação de Escolas

Tags: , , ,

2 Responses to “O Teatro e a Escola: espectáculo e debate na Cerca de São Bernardo”

  1. […] O Teatro e a Escola: espectáculo e debate na Cerca de São Bernardo […]

  2. […] Língua Portuguesa. Isabel Delgado. Professora do Colégio São Teotónio … fique por dentro clique aqui. Fonte: […]