Oficina de Artes termina esta semana

Oficina de Artes: sessão com Abel Neves (21/04/2009)

Abel Neves

Termina esta sexta-feira a segunda edição da “oficina de artes”, disciplina curricular da Licenciatura em Estudos Artisticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) que A Escola da Noite dirige desde o ano lectivo passado.

Com cerca de 40 alunos inscritos, a oficina deste ano debruça-se sobre um conjunto de textos de que gostamos particularmente – “Além as estrelas são a nossa casa”, de Abel Neves.

Ao longo das 13 sessões que agora se completam, os alunos tiveram oportunidade de ler, discutir e experimentar a transposição cénica de várias destas pequenas peças de teatro, encenadas pela primeira vez pel’A Escola da Noite, há nove anos.

Tirando partido da proximidade que nos continua a ligar a este autor, foi inclusivamente possível proporcionar o contacto directo dos alunos com Abel Neves, numa sessão propositadamente agendada para o efeito, no passado dia 21 de Abril.

Divididos em grupos de trabalho, experimentando diferentes textos e orientados pelos vários elementos do elenco da companhia, alguns dos participantes puderam ainda explorar o cruzamento das linguagens do vídeo e do teatro, a partir de duas das peças que integram “Além as estrelas…” – “Interior com livros” e “Para um dia pintar o guarda-rios” – num workshop de vídeo dirigido pela cineasta Fátima Ribeiro.

As aulas chegam agora ao fim, com a apresentação interna do trabalho realizado por cada um dos grupos de trabalho, na próxima sexta-feira à tarde.

A ligação d’A Escola da Noite à Licenciatura em Estudos Artísticos da FLUC ocorre no âmbito de um protocolo mais amplo, assinado com o Conselho Directivo daquela instituição, e que prevê ainda o acolhimento regular de alunos estagiários, em diferentes fases do seu percurso escolar.

Tags: , ,

One Response to “Oficina de Artes termina esta semana”

1. […] ontem a segunda edição da “Oficina de Artes”, disciplina da Licenciatura em Estudos artísticos que A Escola da Noite dirige desde o ano […]