Janeiro no TCSB: “Novas diretrizes” estreia em Coimbra

O ano começa com uma estreia d’A Escola da Noite no Teatro da Cerca de São Bernardo. Depois das ante-estreias realizadas na Covilhã, em Pombal e no concelho de Montemor-o-Velho, “Novas diretrizes em tempos de paz”, de Bosco Brasil, chega finalmente a Coimbra, onde ficará em cena durante duas semanas a partir de 31 de Janeiro. Para os alunos do ensino secundário da cidade e da região estão previstas oito sessões especiais, em horário diurno.

Igor Lebreaud e Miguel Lança, "Novas diretrizes em tempos de paz" (foto de ensaio de Eduardo Pinto)

“Novas diretrizes em tempos de paz” passa-se em Abril de 1945. Quase no fim da II Guerra Mundial, Clausewitz, um emigrante polaco, desembarca no porto do Rio de Janeiro, em busca de uma nova vida como agricultor. O oficial da alfândega, Segismundo, desconfia das intenções de Clausewitz e dificulta-lhe a emissão do salvo-conduto. A acção desenvolve-se a partir do desafio que o funcionário lança ao estrangeiro e do intenso e comovente diálogo entre as duas personagens, que confrontam memórias: de um lado um actor que perdeu familiares e amigos, do outro um ex-torturador que sempre cumpriu ordens.

Bosco Brasil em Portugal
A peça é considerada um dos melhores textos da dramaturgia brasileira contemporânea, tendo sido distinguida com os Prémios Shell e APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) de melhor autor em 2002. Desde então, tem sido várias vezes apresentada no Brasil e no estrangeiro e deu origem ao filme “Tempos de Paz”, de Daniel Filho (estreado em 2009, com Tony Ramos e Dan Stulbach no elenco).
Bosco Brasil (São Paulo, 1960) é dramaturgo, encenador e guionista. Foi fundador do Teatro de Câmara de São Paulo e escreveu peças como “Atos e Omissões”, “O Acidente”, “Os Coveiros” ou “Cheiro de Chuva”. Por vontade expressa do dramaturgo, que assume o “engajamento” político do texto, os direitos de autor deste espectáculo revertem sempre para Organizações Não Governamentais que operem no apoio a refugiados, em articulação com os gabinetes locais do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).
O dramaturgo virá a Coimbra no final do mês, associando-se à estreia do espectáculo e participando num conjunto de actividades complementares que a companhia está a preparar para essa altura.

sessões para escolas
Entre 5 e 8 de Fevereiro, a companhia de Coimbra organiza oito sessões para o público escolar (ensino secundário). Como algumas das ante-estreias já realizadas comprovaram, o texto (que no Brasil integra mesmo a lista de leituras recomendadas no ensino oficial) permite a abordagem de vários temas particularmente estimulantes para discutir com os jovens, tocando várias das matérias curriculares com que se cruzam: história universal, guerra, emigração, xenofobia, políticas de segurança, o papel da arte e do teatro nas nossas vidas.
Como é hábito n’A Escola da Noite, os bilhetes para estas sessões especiais, sujeitas a marcação prévia, custam 3 Euros por aluno. Professores acompanhantes e alunos abrangidos pelo escalão A da ASE não pagam bilhete. As reservas já podem ser feitas, através dos contactos habituais d’A Escola da Noite: 239 718 238 / 966 302 488.

 

Novas directrizes em tempo de paz
de Bosco Brasil

encenação António Augusto Barros elenco Igor Lebreaud e Miguel Lança

figurinos e imagem gráfica Ana Rosa Assunção

50′ > M/16 > 5 a 10 Euros [sessões para escolas: 3 Euros/aluno]

ESTREIA EM COIMBRA
Teatro da Cerca de São Bernardo
31 de Janeiro a 10 de Fevereiro de 2013
quinta a sábado, 21h30
domingos, 16h00

sessões para o público escolar (ensino secundário)
5 a 8 de Fevereiro de 2013
terça a sexta, 11h00 e 15h00

informações e e reservas:

239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt

[post editado em 29/01/2013 – novas datas de apresentação]

Tags: , , , ,

8 Responses to “Janeiro no TCSB: “Novas diretrizes” estreia em Coimbra”

  1. […] Read more: Janeiro no TCSB: “Novas diretrizes” estreia em Coimbra « A Escola … […]

  2. […] ano de 2001, Bosco obtém um grande reconhecimento da crítica e do público com “Novas diretrizes em tempos de paz”. No espectáculo, encenado por Ariela Goldmann, ele apresenta o embate verbal entre um funcionário […]

  3. […] novo espectáculo d’A Escola da Noite estreia este mês, no TCSB. Reserve já os seus […]

  4. […] “Novas diretrizes em tempos de paz” […]

  5. […] “aula” sobre “Novas diretrizes”, para aguçar o […]

  6. […] Novas diretrizes em tempos de paz […]

  7. […] Já sabe o que isso significa: há um novo espectáculo na cidade. […]

  8. […] Novas diretrizes em tempos de paz estreia amanhã. Não perca! […]