A Escola da Noite acolhe Centro Dramático Galego

A Escola da Noite acolhe no Teatro da Cerca de São Bernardo, nos dias 8 e 9 de Novembro, o espectáculo “O Profesional”, do Centro Dramático Galego. A iniciativa reata o intercâmbio entre as duas companhias e insere-se na rede Culturbe – Braga, Coimbra e Évora.

"O Profesional", pelo Centro Dramático Galego (foto: Miguel Fernández)

Escrito por Dusan Kovacevic, dramaturgo de origem sérvia e uma das grandes figuras do teatro europeu contemporâneo, “O Profissional” passa-se em Belgrado, em 1990, 10 anos depois da morte de Tito. A peça é definida pela companhia galega como uma “fábula ácida e grotesca” sobre o poder e a forma como este é exercido em sociedades totalitárias. No caos de uma editora à beira da falência, e com um ambiente de festa como pano de fundo, duas gerações confrontam-se, num país em mudança acelerada, em que os papéis de vítima e verdugo, de controlado e “controleiro”, se redefinem, se invertem e se confundem.
Anterior à Guerra dos Balcãs, a peça deixa já transparecer o início das lutas pelo poder que acompanharam a transição do regime na ex-Jugoslávia e as desconfianças em relação ao outro que estariam na origem de uma das maiores tragédias da Europa no final do século passado.
O texto questiona “a fragilidade dos ideais e a grandeza e a miséria do espírito humano”, com “a cómica tristeza dos que um dia foram ficando sem pátria ou daqueles a quem a pátria lhes foi roubando a identidade”, afirma Manuel Guede, director da companhia galega e encenador do espectáculo. Definindo o seu espectáculo como uma “algazarra triste, uma gargalhada áspera à beira do abismo”, Guede acrescenta: “Kovacevic sabe bem que o que uma sociedade nunca deve perder é a sua capacidade de rir. O riso é a arma mais poderosa contra a iniquidade, a vilania, a ignomínia; é o fracasso da repressão”.

intercâmbio com a Galiza
O espectáculo agora apresentado é uma co-produção entre o Centro Dramático Galego e a Companhia de Teatro de Braga. Uma primeira versão, com um elenco português, foi estreada no Theatro Circo em 2007. Agora, 20 anos depois do início da Guerra dos Balcãs, o Centro Dramático Galego apresenta uma nova montagem, com um elenco inteiramente galego.
A vinda do espectáculo a Portugal insere-se no programa Culturbe. Depois de Coimbra, ele é apresentado em Braga, a 13 de Novembro, no âmbito da rede que une, há mais de dois anos, os teatros municipais de Braga, Coimbra e Évora. Por outro lado, estas apresentações reatam uma relação de intercâmbio entre A Escola da Noite e o Centro Dramático Galego, iniciada em 2002, e vêm na sequência do acolhimento de outros artistas e companhias galegas no TCSB – Sarabela Teatro, em 2009, e Cándido Pazó, em 2009 e em 2010. No próximo mês de Dezembro, será a vez de A Escola da Noite apresentar o seu mais recente espectáculo – “Nunca estive em Bagdad” – em Santiago de Compostela.
As sessões de “O Profesional” em Coimbra estão agendadas para as 21h30 e os preços (sujeitos aos habituais descontos praticados pelo TCSB) variam entre os 5 e os 10 Euros.

O Profesional
de Dusan Kovacevic
pelo Centro Dramático Galego

adaptação e encenação Manuel Guede Oliva cenografia Arquitecto José Carvalho Araújo figurinos María Negreira desenho de luz Juanjo Amado criação vídeo Hugo Carvalho Araújo espaço sonoro Manuel Guede Oliva e Pedro Pinto assistente de encenação Inma Antonio Souto elenco Ernesto Chao, Miguel Pernas, Rebeca Montero e Rodrigo Roel

M/12 > 90 minutos > 5 a 10 Euros
[ESPECTÁCULO EM GALEGO]

Coimbra, Teatro da Cerca de São Bernardo
8 e 9 de Novembro de 2012
quinta e sexta-feira, 21h30

informações e reservas: 239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt

Tags: , , , , , , , ,

7 Responses to “A Escola da Noite acolhe Centro Dramático Galego”

  1. […] Em cena no TCSB nos dias 8 e 9/11 (quinta e sexta-feira). Reserve o seu lugar! […]

  2. […] familiarizar os públicos com o teatro que se faz do outro lado da fronteira. As apresentações de “O Profesional” em Coimbra e em Braga inserem-se já nesse intercâmbio. A Escola da Noite desloca-se a Santiago de […]

  3. […] O PROFESIONAL, de Dusan Kovacevic […]

  4. […] “O Profesional” é apresentado hoje e amanhã no TCSB. […]

  5. […] Pernas, actor em “O Profesional”, ao jornal La Voz de […]