Novas diretrizes em tempos de paz: A Escola da Noite faz ante-estreia na Figueira da Foz

Miguel Lança, "Novas diretrizes em tempos de paz" (ensaio, foto de Eduardo Pinto)

A Escola da Noite apresenta no próximo Sábado, no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz, uma ante-estreia do espectáculo “Novas diretrizes em tempos de paz”, do autor brasileiro Bosco Brasil. A iniciativa enquadra-se na mostra Criativa 2012 – Encontro de criadores da Figueira da Foz e fica a dever-se ao trabalho do actor Miguel Lança, criador figueirense, que integra o elenco do espectáculo.

Em 18 de Abril de 1945, quando a II Guerra Mundial está perto do fim, um emigrante polaco, Clausewitz (Igor Lebreaud), desembarca no porto do Rio de Janeiro, em busca de uma nova vida como agricultor. No cais é colocado perante Segismundo (Miguel Lança), um oficial da alfândega que desconfia das intenções da entrada de Clausewitz no Brasil.
Sem o salvo-conduto assinado por Segismundo, Clausewitz será obrigado a voltar ao cargueiro e seguir viagem. Para a obtenção desse salvo-conduto, Segismundo propõe um desafio ao estrangeiro, o que leva as duas personagens, que partilham a mesma idade do séc. XX, a confrontar as suas memórias: de um lado um actor que perdeu familiares e amigos, do outro um ex-torturador que sempre cumpriu ordens.
“Novas directrizes em tempo de paz” é considerado um dos melhores textos da dramaturgia brasileira contemporânea, tendo sido distinguida com os Prémios Shell e APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) de melhor autor em 2002.
Bosco Brasil (São Paulo, 1960) é dramaturgo, encenador e guionista. Foi fundador do Teatro de Câmara de São Paulo e escreveu peças como “Atos e Omissões”, “O Acidente”, “Os Coveiros” ou “Cheiro de Chuva”. “Novas diretrizes…”  foi escrita em 2011 e garantiu-lhe o reconhecimento da crítica e do público:

Criadores da Figueira da Foz
Miguel Lança (Figueira da Foz, 1981) é formado em Teatro e Educação pela Escola Superior de Educação de Coimbra. Este é o quarto espectáculo consecutivo em que colabora com A Escola da Noite, depois de “Teatro Menor”, de José Sanchis Sinisterra (2011), “Animais Nocturnos”, de Juan Mayorga (2011), e “O Abajur Lilás”, de Plínio Marcos (2012).
A Mostra Criativa 2012, organizada pela Câmara Municipal da Figueira da Foz decorre entre 5 e 7 de Outubro, integra dezenas de iniciativas e envolve masi de 200 criadores figueirenses, nas áreas do teatro, da dança, da poesia, do cinema e multimédia, entre outras.
A ante-estreia de “Novas diretrizes em tempos de paz” terá lugar no pequeno auditório do Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz no dia 6 de Outubro (sábado), pelas 22h30. A entrada é gratuita.

Novas diretrizes em tempos de paz
de Bosco Brasil

ante-estreia no âmbito da mostra Criativa 2012 – Encontro de criadores da Figueira da Foz
Figueira da Foz, Pequeno Auditório do Centro de Artes e Espectáculos
sábado, 6 de Outubro, 22h30
entrada gratuita

encenação António Augusto Barros elenco Igor Lebreaud e Miguel Lança
espaço cénico António Augusto Barros figurinos e imagem gráfica Ana Rosa Assunção

Tags: , ,

2 Responses to “Novas diretrizes em tempos de paz: A Escola da Noite faz ante-estreia na Figueira da Foz”

  1. […] A Escola da Noite weblog Blog d' Escola da Noite « Novas directrizes em tempo de paz: A Escola da Noite faz ante-estreia na Figueira da Foz […]

  2. […] Escola da Noite junta-se à festa no próximo sábado, com a segunda ante-estreia de “Novas diretrizes em tempos de paz”, de Bosco […]