Nunca estive em Bagdad: ensaio aberto no sábado

A Escola da Noite realiza este sábado à tarde um ensaio aberto da sua próxima produção – “Nunca estive em Bagdad”, de Abel Neves. Com esta iniciativa, que tem entrada livre, a companhia associa-se à programação do dia “em defesa da cultura”, organizado pelo Núcleo de Coimbra do movimento nacional que reivindica “1% para a Cultura”.

Miguel Magalhães e Maria João Robalo em "Nunca estive em Bagdad" (ensaio, foto de Eduardo Pinto)

“Nunca estive em Bagdad” é a história de um jovem casal português a braços com uma mudança de casa, passada na altura da Guerra do Iraque, em 2003. Enquanto a mudança vai sendo feita, Glória combate uma doença grave e Rogério não descola da televisão, que lhe oferece a guerra em directo.
O confronto entre as duas escalas – conflitos caseiros e globais, tragédias íntimas e civilizacionais – amplia o efeito de ambas, junto das personagens e junto dos espectadores, a maior parte dos quais se lembrará ainda do contexto em que esta peça é situada.
A cerca de um mês da estreia, prevista para o final de Outubro, no Teatro da Cerca de São Bernardo, A Escola da Noite abre as portas dos ensaios aos seus espectadores, oferecendo-lhes a oportunidade de um primeiro contacto com a sua abordagem a este texto de Abel Neves.

em defesa da cultura
A sessão tem lugar às 16h00, no TCSB, e entrada livre. É uma das mais de vinte iniciativas agendadas para vários espaços da cidade de Coimbra ao longo do dia 29 de Setembro, no âmbito do “Dia de Luta pela Cultura”, organizado pelo Núcleo de Coimbra do Manifesto em Defesa da Cultura. A programação envolve mais de trinta agentes culturais e personalidades da cidade e inclui leituras, visitas guiadas a museus, performances, animações de rua, debates e concertos. Tem como objectivo chamar a atenção para os efeitos sobre a actividade cultural dos sucessivos cortes no investimento público feitos pelo Estado português nos últimos tempos, a pretexto das políticas de austeridade.

Nunca estive em Bagdad
de Abel Neves

ensaio aberto
sábado, 29 de Setembro, 16h00