Workshop com Teatro o bando – inscrições abertas

n1655723629_89451_344

 

No âmbito da residência do Teatro o bando em Coimbra, que decorrerá entre 17 e 24 de Maio, A Escola da Noite organiza um workshop para actores, com a duração de dois dias, dirigido por João Brites.

Intitulado “Dilatação do Tempo Presença: oficina sobre a consciência do actor em cena”, o workshop terá lugar nos dias 21 e 22 de Maio (quinta e sexta-feira, das 10h00 às 18h00), no Teatro da Cerca de São Bernardo.

Consulte o documento em anexo (.doc ou .pdf) e envie a sua candidatura para A Escola da Noite até ao próximo dia 15 de Maio. As inscrições são limitadas e sujeitas a selecção.

 

Workshop

“Dilatação do Tempo Presença:

oficina sobre a consciência do actor em cena”

Coimbra, Teatro da Cerca de São Bernardo

21 e 22 de Maio, 10h00-18h00

 

FORMADORES: João Brites com apoio de Sara de Castro

DESTINATÁRIOS: actores e actrizes profissionais e alunos finalistas de ensino artístico

 

APRESENTAÇÃO:

João Brites tem vindo a desenvolver, nos últimos anos, a partir da sua experiência como professor na Escola Superior de Teatro e Cinema, uma reflexão e prática acerca do trabalho do actor que designa de Consciência do Actor em Cena.

Esta Formação debruçar-se-á sobre a primeira das etapas desse mesmo estudo, a Dilatação do Tempo Presença. Em virtude de o tempo de formação ser curto, tentar-se-á fazer uma sensibilização a algumas noções utilizadas como ferramentas da Consciência do Actor em Cena. De modo a explorar e desenvolver essas capacidades, os exercícios procurarão explorar os diferentes planos de expressão (corporalidade, oralidade e interioridade). Este é um trabalho baseado, numa primeira fase, numa grande economia e contenção, recorrendo a sensações concretas e à vivência do tempo presente

Trabalhar-se-á, numa primeira aproximação a este vocabulário cénico, sobre direccionalidade e qualidade do olhar, tendo em conta o ponto de fuga. Desenvolveremos também noções como o foco do espectador e o foco do actor, bem como o comentário cénico.

Ao longo da Formação experimentar-se-ão diferentes exercícios cénicos onde o acaso e as coincidências desempenham papéis tão importantes como as motivações conscientes. Estes exercícios pretendem também despertar, através da dramaturgia do actor, a consciência da gestão do tempo cénico.

Tratando-se de uma Formação para actores profissionais, procurar-se-á também, e em paralelo, ir reflectindo sobre os pressupostos artísticos motores do trabalho. Este trabalho técnico estará, portanto, sempre aliado a um trabalho sobre os conteúdos.

 

INSCRIÇÕES: envio da Ficha de Inscrição (.doc ou .pdf) e de curriculum vitae para A Escola da Noite (Teatro da Cerca de São Bernardo, 3000-097 COIMBRA, geral@aescoladanoite.pt ou fax 239 703 761). Serão consideradas todas as candidaturas entregues até às 19h00 do dia 15 de Maio.

 

PREÇO: 40,00 Euros (IVA incluído)

INFORMAÇÕES: 239 718 238

 

Tags: ,

6 Responses to “Workshop com Teatro o bando – inscrições abertas”

  1. […] -, disponibiliza-se para conversas com os espectadores, dinamiza duas conferências, dirige um workshop para actores e exibe dois documentários sobre a sua […]

  2. […] prazo para a entrega de candidaturas para o workshop do Teatro o bando termina hoje às […]

  3. […] Escola da Noite, prossegue na quinta e na sexta-feira com grande intensidade: para além do workshop para actores, estão agendadas duas conferências e dois documentários sobre o trabalho do […]

  4. […] antecipações de trabalhos que estão a fazer, mostrar qual é o processo de trabalho, fazer um workshop. São vários os públicos que são tocados por esta iniciativa”, declarou Isabel Campante, […]

  5. joana rodrigues diz:

    Tenhooo muitas saudades do pessoal daí … sinto muito a vossa falta … quero voltar mas é dificil!!! um dia psso aí …. quero ver uma peça vossa … adoro todos .. tenhooo muitas saudades da manuela e dos seus almoços!!! tão todos no meu coração!!! amei tods oa momentos que passei aí, todos as peças que fiz! a viaem a Alemanha foi espetacular!! adoro a Susana muitas vezes penso nela e na Sara!!! I miss you!! um dia passo aí… beijinhos de uma amga que nunqa vos esqueceu!!! até um dia!!! boa me……SORTE!!!

  6. rita ferreira diz:

    Sempre fui uma amante de teatro e fiz já teatro amador… Nada de especial, mas representar para mim é um sonho muito antigo e que gostaria de continuar. Uma vez que já não sou estudante e tenho uma actividade profissional, gostaria muito de mostrar as minhas potencialidades e se me quisessem vir a fazer parte do vosso grupo. Para mim representar é uma terapia da alma. Por favor se puderem dar-me uma resposta para poder increver-me, ficar-vos-ia muito agradecida. Beijos e abraços. Rita