“temos músicos muito jovens e de grande qualidade”

O solo de piano de António Pinho Vargas assinala hoje à noite no Teatro Académico de Gil Vicente, os 720 anos da Universidade de Coimbra. O pianista e compositor, considerado dos nomes maiores do jazz português, falou ao Diário de Coimbra do ensino e da cultura musical.

Diário de Coimbra (DC)  É com o concerto “Solo I e II” que se assinalam os 720 anos da UC. O que podemos esperar deste espectáculo?

António Pinho Vargas (APV) O resultado de um trabalho que gravei depois de sete anos a fazer concertos, que começou por ser um projecto de um disco de piano solo, mas que acabou por ser necessário dividir em dois volumes (Solo I e Solo II, de 2008 e 2009). […]

DC Vai ser um concerto muito intimista?

APV Todos os concertos de piano solo são muito intimistas por definição. Tem funcionado muito bem nos diversos sítios onde tenho tocado a solo, desde 1988, o ano em que regressei aos concertos. Cada concerto é um evento único, depende do performer – de como ele está, como se sente e o discurso que sai naquele dia – e do público, do seu grau de abertura, a interacção que se estabelece. […]

Andrea Trindade in Diário de Coimbra (28 Fevereiro 2010)

Leia a entrevista na íntegra aqui!

António Pinho Vargas apresentará “Solo I e II”HOJE1 de Março, às 21h30, no Teatro Académico de Gil Vicente.

O concerto é parte integrante do ciclo “do monólogo, coisa pública”, inserido na XII Semana Cultural da Universidade de Coimbra.

Organização: A Escola da Noite e a Reitoria da Universidade de Coimbra

Tags: , ,

Comments are closed.