“Um Clássico do Cinema do Grotesco”

Na próxima segunda-feira, dia 15 de Fevereiro, pelas 21h30, decorre a terceira sessão do ciclo de cinema INCORPORAÇÕES com a projecção do filme “Freaks [Aberrações]”, de Tod Browning. Neste ciclo, organizado pelo Núcleo de Estudos sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, os filmes foram escolhidos e são comentados por investigadores desse Núcleo: o comentário a este filme será feito por Daniel Neves (Sociólogo, Investigador do CES) que, juntamente com Eduardo Basto, é organizador desta iniciativa. O filme é projectado no Bar do Teatro da Cerca de São Bernardo e a entrada é livre.

“Freaks [Aberrações]” SINOPSE “Gooble-gobble… nós aceitamo-la… como um de nós”, cantam em coro as arrepiantes criaturas de “Aberrações”. Mas passariam décadas antes que este admirável conto de moral deixasse de ser proibido e fosse considerado a peça fundamental que é hoje. Tod Browning (“Dracula” de 1931) dirige este filme de culto em que os verdadeiros monstros não são os estranhos habitantes deste bizarro circo, mas os “normais” que os troçam e abusam deles. Browning, ele próprio um antigo contorcionista, escolheu verdadeiros artistas de circo para compor o elenco. Um homem sem braços nem pernas, excêntricos anões e microencefálicos (que o filme chama de “cabeças-de-alfinete”) são apenas alguns dos membros desta bizarra trupe de circo cuja terrível vingança se vai abater sobre uma artista de trapézio que os trata como monstros. “Aberrações” foi escolhido para integrar o arquivo de tesouros cinematográficos americanos do National Film Registry em 1994. REALIZADOR Tod Browning INTÉRPRETES Wallace Ford, Leila Hyams, Olga Baclanova, Henry Victor, Harry Earles. (EUA, 1932 — 64m).

Tags: ,