Sabina Freire. O espectáculo e os Portugueses

IMG_4042                               © Paulo Nogueira

Em Sabina Freire, sejamos claros, estamos numa verdadeira luta de cabeças. E essa luta é uma luta de fêmeas! As mulheres mandam. Os homens fazem parte do universo dos fantoches (o bando, como lhes chama Sabina). Mesmo quando Júlio se atreve a abandonar a dor de cabeça para o confronto derradeiro com Sabina, o resultado é ficar finalmente a conhecê-la.
Se analisado na época em que foi escrita e se analisado hoje, passados quase 100 anos, deslumbramo-nos (se ainda nos soubermos deslumbrar) com o material Sabina, que Teixeira- Gomes nos legou. Nós, portugueses, tão velhos como afirmamos e tão incapazes de nos descobrirmos na modernidade que transportamos. Tão ciosos das nossas vitoriazinhas morais, tão mesquinhos e fanfarrões, tão capazes de cuspir para o ar e tão invejosos da saliva dos vizinhos, “espreitas” profissionais, serventuários sem espinha, intrujões na autoestima e portadores no adn de ontológico sentimento de inferioridade congénito, fomos e somos “vistos à lupa” pela cabeça de Teixeira-Gomes. Continuamos um povo em ruínas, em que o Castelo de Silves como diz Sabina, é “a sua mais nobre ruína, a sua única ruína histórica”, pensa ela, “ nesta região só abundam monumentos e ruínas nos corações e nas almas! E no entanto eu levo daqui a impressão de uma terra luminosa, onde tudo sorri… Se eu a povoasse de novo e a meu jeito podia ser feliz vivendo nela…” é, quiçá, um bom exemplo. Pouco ou nada mudou de relevante entre o tempo da escrita de Sabina e o tempo em que a vamos representar. E aí reside a grandeza do Autor e a pequenez dos “observados”. Por isso Sabina antes da partida dispara ainda “ Excluía a gente velha: crisol do egoísmo sem graça; os padres: e talvez os poetas líricos da espécie do Júlio.”
Fim da espécie de sinopse.

Rui Madeira

Até 3 de Dezembro de 3ª a sáb, 21h30, dom 16 h . Bilhetes entre os 6 e os 10€ e podem ser reservados pelo e-mail isabelcampante@aescoladanoite.pt ou pelo telefone 239718238