Embarcação do Inferno chega a Leiria

“Embarcação do Inferno”, a co-produção com que A Escola da Noite e o Cendrev assinalam os 500 anos do mais conhecido texto de Gil Vicente, prossegue em Janeiro a sua viagem pelo país. O Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, é a próxima sala a acolher o espectáculo, com uma sessão para o público em geral e duas sessões para escolas.

leiria jan

No âmbito da digressão nacional, que já passou por mais de uma dezena de cidades portuguesas, o projecto com que A Escola da Noite, de Coimbra, e o Centro Dramático de Évora assinalam os 500 anos do mais estudado texto vicentino chega esta a semana a Leiria. Para o Teatro José Lúcio da Silva estão agendadas três sessões de “Embarcação do Inferno”: duas para o público escolar, a 25 de Janeiro (quinta-feira, 10h30 e 14h30) e uma para o público em geral, a 26 de Janeiro (sexta-feira, 21h30). Os bilhetes podem ser adquiridos online ou na bilheteiras do Teatro.

Temas intemporais, 500 anos depois
“Embarcação do Inferno” é uma co-produção entre duas das companhias portuguesas que mais aprofundadamente têm trabalhado a obra de Gil Vicente e que partilham o gosto por trabalharem sempre o texto original, ainda que através de abordagens cénicas contemporâneas. Nos anos em que se comemoram os 500 anos da primeira apresentação e da primeira edição do “Auto de Moralidade da Embarcação do Inferno”, também conhecido como “Auto da Barca do Inferno” (2016-2018), os dois grupos assumem a vontade de celebrar com o público este momento fundador do Teatro Português: Gil Vicente não é “apenas” o nosso maior dramaturgo, ele é uma das figuras cimeiras da nossa literatura e da nossa cultura, pese embora o insistente esquecimento a que tem sido votado. À falta de datas precisas de nascimento e morte, é a sua obra que pode e deve ser comemorada, em particular o “Auto da Barca do Inferno”, o grande clássico do Teatro português e obra maior da Idade Média europeia.
As companhias convidam assim os espectadores a voltarem a olhar para a peça e a confrontarem-se com tudo o que ela continua a ter para nos oferecer, cinco séculos depois. No texto que escreveu para o programa do espectáculo, José Augusto Cardoso Bernardes salienta: “pela mão qualificada, segura e inventiva da Escola da Noite e do Centro Dramático de Évora, somos convidados a revisitar temas de sempre: o tempo, a morte, o merecimento. Para tal, nem sequer precisamos de sair completamente do século XXI. Com os pés assentes no nosso tempo, apuremos o ouvido para escutar a sensibilidade e a moral de um outro tempo. Descobriremos que, afinal, esse tempo estranho não está ainda tão afastado de nós como à primeira vista pode parecer.”

A grande viagem desta “Embarcação do Inferno”
“Embarcação do Inferno” estreou no Teatro Garcia de Resende, em Évora, em Outubro de 2016. É co-encenado pelos directores artísticos das duas companhias – António Augusto Barros e José Russo – e conta com um elenco misto: Ana Meira, Jorge Baião, José Russo, Rosário Gonzaga e Rui Nuno (Cendrev) e de Igor Lebreaud, Maria João Robalo e Miguel Magalhães (A Escola da Noite). A equipa inclui ainda Ana Rosa Assunção (figurinos e bonecos), João Mendes Ribeiro e Luisa Bebiano (cenografia), António Rebocho (iluminação) e Luís Pedro Madeira (música).
Desde a estreia, o espectáculo foi apresentado em 110 sessões, às quais assistiram mais de 10 mil espectadores, incluindo largas centenas de alunos e professores do ensino secundário. Para além das duas cidades das companhias – Évora e Coimbra –, o projecto passou já por outras nove localidades portuguesas, de oito distritos diferentes: Campo Benfeito (Viseu), Bragança, Aveiro, Viana do Castelo, Caldas da Rainha (Leiria), Barreiro (Setúbal), Figueira da Foz (Coimbra), Castelo Branco e Porto. Em várias destas cidades têm sido realizadas, a par dos espectáculos, oficinas para professores e as conferências “Gil Vicente no seu tempo e no nosso tempo”, num ciclo coordenado por José Augusto Cardoso Bernardes, professor e investigador na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e consultor científico do projecto.
Ao longo de 2018 e até Janeiro de 2020, o projecto continuará “na estrada” e regressará anualmente ao Teatro Garcia de Resende e ao Teatro da Cerca de São Bernardo, em Évora e em Coimbra, onde Cendrev e A Escola da Noite, respectivamente, são companhias residentes.

“Embarcação do Inferno”, de Gil Vicente
co-produção A Escola da Noite / Cendrev

co-produção A Escola da Noite / Centro Dramático de Évora
encenação António Augusto Barros e José Russo interpretação Ana Meira, Igor Lebreaud, Jorge Baião, José Russo, Maria João Robalo, Miguel Magalhães, Rosário Gonzaga, Rui Nuno cenografia João Mendes Ribeiro e Luisa Bebiano figurinos e bonecos Ana Rosa Assunção música Luís Pedro Madeira iluminação António Rebocho