“TOMEO Histórias Perversas” e “Embarcação do Inferno” na rentrée d’A Escola da Noite

A Escola da Noite abre a temporada teatral 2017/2018, em Setembro, com a estreia da sua nova criação – “TOMEO Histórias Perversas”. Logo a seguir, em Outubro, repõe “Embarcação do Inferno”, de Gil Vicente, numa série de espectáculos que inclui uma dezena de sessões especiais para escolas. Serão mais dois meses cheios de Teatro na “casa” da companhia – o Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra. Já há reservas feitas!

Igor Lebreaud e Miguel Magalhães, "TOMEO Histórias Perversas" - foto de ensaio de Eduardo Pinto

Igor Lebreaud e Miguel Magalhães, “TOMEO Histórias Perversas” – foto de ensaio de Eduardo Pinto

TOMEO Histórias Perversas
Ainda a celebrar o seu vigésimo quinto aniversário, A Escola da Noite prepara-se para abrir da melhor maneira a próxima temporada teatral. A 14 de Setembro estreia o espectáculo “TOMEO Histórias Perversas”, que reúne mais de duas dezenas de textos breves do dramaturgo espanhol Javier Tomeo, seleccionados a partir das obras “Histórias Mínimas”, “Cuentos perversos”, “Inéditos y Reescrituras”, “Los nuevos inquisidores”, “Problemas oculares” e “Bestiário”. Aqui se encontrarão (muitos) míopes, pais que vêem gigantes onde filhos vêem moinhos, assassinos que saltam da tela de cinema, crianças que partem a lua em pedaços, esqueletos que falam, capitães que desertam, leões que choram e muitas outras coisas que nem sempre “saem à medida dos nossos desejos”. Uma pequena mostra da literatura “livre e audaz” que caracteriza a obra de Tomeo, na qual têm sido detectadas influências de Kafka, de Buñuel, do surrealismo, mas também de Charlot, Buster Keaton e de Ramón Gómez de la Serna. A propósito dos “seres incompletos, incapazes de encaixar no mundo” que povoam os textos de Tomeo, escreveu Daniel Gastón no prólogo de “Cuentos Completos”: “Com as suas parábolas sobre o medo irracional, a solidão e a incomunicação, Javier Tomeo faz com que a realidade se torne um pouco mais ameaçadora, mas também muito mais rica e fascinante. É o melhor serviço que um escritor pode prestar aos seus leitores”.
O espectáculo tem dramaturgia, encenação e espaço cénico de António Augusto Barros; interpretação de Igor Lebreaud, Miguel Magalhães e Sofia Lobo (que se desdobram em dezenas de personagens); figurinos e adereços de Ana Rosa Assunção; música de Jorri; desenho de luz de António Rebocho; vídeo de Eduardo Pinto; e conta ainda com Ana Gonçalves, Cláudia Morais e Sofia Coelho na figuração e maquinaria de cena e Rui Valente e Zé Diogo na montagem e operação de luz e som. Em cena está também uma “máquina teatral”, recheada de surpresas – um artesanal e sofisticado dispositivo cénico que realça o mistério e a inquietação que os textos transmitem. Depois das duas ante-estreias esgotadas em Julho, o espectáculo cumprirá agora uma temporada de 13 sessões, entre 14 e 30 de Setembro, de quarta a sábado às 21h30 e aos domingos às 16h00. Os bilhetes custam entre 6 e 10 Euros, já estão à venda e podem ser reservados pelos contactos habituais do TCSB: 239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt.

embarcacaodoinferno05_paulonunosilva

Rosário Gonzaga, Maria João Robalo e Igor Lebreaud, “Embarcação do Inferno” (foto: Paulo Nuno Silva)

O REGRESSO DA EMBARCAÇÃO DO INFERNO
Na segunda quinzena de Outubro, regressa a Coimbra outra obra memorável d’A Escola da Noite. “Embarcação do Inferno”, de Gil Vicente, estreou em 2016 e é uma co-produção com o Cendrev – Centro Dramático de Évora. O espectáculo (e o projecto mais vasto em que se insere, que inclui oficinas e conferências, realizadas em todo o país) assinala os 500 anos da primeira apresentação e da primeira edição do mais conhecido texto de Gil Vicente, também conhecido como “Auto da Barca do Inferno”. Com encenação dos directores artísticos das duas companhias – António Augusto Barros e José Russo –, tem sido elogiado pela crítica e pelo público, que salientam a forma como o respeito pelo texto original se articula com uma abordagem cénica contemporânea, com particular destaque para o trabalho dos actores, a interacção com os diferentes bonecos que dão vida a algumas das personagens e a surpreendente cenografia, assinada por João Mendes Ribeiro e Luísa Bebiano. O elenco conta com actores dos dois grupos – Ana Meira, Igor Lebreaud, Jorge Baião, José Russo, Maria João Robalo, Miguel Magalhães, Rosário Gonzaga e Rui Nuno –, os figurinos e bonecos são de Ana Rosa Assunção, a música de Luís Pedro Madeira e o desenho de luz de António Rebocho.
A temporada em Coimbra decorre entre 18 e 29 de Outubro e inclui seis sessões para o público em geral (21 a 29 de Outubro, de quinta a domingo) e 10 sessões para o público escolar, em horário diurno (18 a 27 de Outubro, de quarta a sexta-feira). Nas sessões abertas ao público em geral, os bilhetes custam entre 6 e 10 Euros; nas sessões para escolas, que exigem reserva prévia e já estão a começar a ficar preenchidas, o preço é de 3 Euros por aluno, com entrada gratuita para professores/as e alunos/as abrangidos/as pelo Escalão A da ASE. Também já é possível comprar e reservar bilhetes.

Coimbra, Teatro da Cerca de São Bernardo
Próximos espectáculos d’A Escola da Noite

TEATRO
TOMEO Histórias Perversas
A Escola da Noite
14 a 30 de Setembro de 2017
quarta a sábado, 21h30; domingos, 16h00
M/12 > 1h30
Preços: Normal, 10 €; Estudante, jovem, M/65, profissionais e amadores/as de teatro: 6 €; Entidades protocoladas TCSB: 5 €; Assinaturas TCSB: 50 € (10+1 entradas) ou 30 € (5 entradas)

TEATRO
Embarcação do Inferno
de Gil Vicente
A Escola da Noite / Cendrev
21 a 29 de Outubro de 2017
quinta a sábado, 21h30 > domingos, 16h00
Sessões para escolas (mediante marcação prévia):
18 a 27 de Outubro de 2017
quarta a sexta-feira, 11h00 e 15h00
M/12 > 60′
Preços: Normal, 10 €; Estudante, jovem, M/65, profissionais e amadores/as de teatro: 6 €; Entidades protocoladas TCSB: 5 €; Assinaturas TCSB: 50 € (10+1 entradas) ou 30 € (5 entradas); Sessões para escolas, 3€

informações e reservas:
239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt

Tags: , , , ,

Leave a Reply

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.