Igor Lebreaud: “O humor ajuda-nos a ver com mais clareza”

IMG_20150918_120358

Igor Lebreaud “à conversa com” os alunos de Teatro do Colégio São Teotónio, 18/09/2015 (foto: Nuno Mendes)

Igor Lebreaud, actor d’A Escola da Noite, esteve esta manhã no Colégio São Teotónio à conversa com os alunos do Curso de Teatro – Interpretação. A iniciativa faz parte das actividades que assinalam o arranque do ano lectivo.

O percurso artístico do actor (que trabalha com a companhia desde 2009) e as especificidades da sua profissão estiveram entre os principais temas da conversa, suscitando várias perguntas dos jovens alunos. Para além de partilhar com os participantes a forma como começou a fazer Teatro, Igor referiu-se em concreto a alguns dos espectáculos mais marcantes da sua carreira, como “Atravessando as palavras há restos de luz” (a sua primeira colaboração com A Escola da Noite, ainda enquanto estagiário), “Novas diretrizes em tempos de paz” ou “As Orações de Mansata”.

Em foco esteve também o mais recente espectáculo da companhia – “A Canoa”, de Cándido Pazó -, que estreou ontem, no Teatro da Cerca de São Bernardo. Igor Lebreaud levantou um pouco o véu sobre o que os espectadores podem esperar desta nova produção e referiu-se ao equilíbrio entre drama e comédia que caracteriza a peça: “o humor ajuda-nos a ver com mais clareza”, defendeu.

IMG_20150918_120415

Em “A Canoa”, Igor Lebreaud interpreta o papel de Suso, um dos actores que preparam um espectáculo sobre violência doméstica, inspirado por um episódio de que foram testemunhas, passado no prédio em que decorrem os ensaios. Estreada ontem à noite no Teatro da Cerca de São Bernardo, a 63.ª produção d’A Escola da Noite fica em cena em Coimbra até 18 de Outubro (de quinta a domingo) e cumprirá igualmente uma temporada para escolas, entre 30 de Setembro e 16 de Outubro.

Tags: , ,