Esta semana: cinema no TCSB e “Físicos” em Matosinhos

Esta semana no TCSB é dedicada ao cinema, com a “Monstra à Solta” e o último filme de Ken Loach, “O Espírito de 45”.
Ao mesmo tempo, o “Auto dos Físicos” prossegue a sua digressão nacional e chega agora ao Cine-Teatro Constantino Nery, em Matosinhos.

cartaz monstra

Monstra à Solta [em Coimbra]
A Escola da Noite acolhe esta semana a iniciativa “Monstra à Solta”. Entre 5 e 9 de Maio, alguns dos melhores filmes de animação de mais de 20 países serão exibidos no ecrã do TCSB.
O programa inclui perto de 50 filmes, distribuídos por duas sessões competitivas, duas longas metragens (terça e quarta-feira) e ainda duas sessões para crianças e famílias (sábado, 9 de Maio, de manhã e à tarde).
O acolhimento em Coimbra deste festival resulta de uma parceria entre A Escola da Noite e a organização do Monstra – Festival de Animação de Lisboa (que decorreu de 12 a 22 de Março). Entre os filmes seleccionados para esta mostra está o vencedor do Prémio Melhor Longa Metragem – Grande Prémio RTP – “O Conto da Princesa Kaguya”, de Isao Takahata (Japão, 2013) – e a curta-metragem “Os Prisioneiros”, de Margarida Oliveira (Portugal, 2014), distinguida com uma menção honrosa entre a programação portuguesa.
O Monstra celebra em 2015 o seu 15.º aniversário. Ao longo do seu percurso, tem ganho uma importância e uma visibilidade crescentes, mantendo-se fiel ao princípio da celebração da “transversalidade artística” que o cinema de animação proporciona. A edição deste ano decorreu em várias salas de Lisboa, com um programa de quase 500 filmes, repartidos por várias secções. Está agora a circular pelo país, numa digressão que inclui, para além de Coimbra, as cidades de Santarém, Porto, Gouveia, Portalegre e Ponta Delgada.
Da lista dos filmes exibidos na edição “central”, a organização seleccionou perto de 50 filmes para mostrar em Coimbra, vindos de países como Portugal, Brasil, Japão, Polónia, Canadá, Chile, Rússia, República Checa, entre vários outros.
O programa de Coimbra apresenta duas sessões competição ao final da tarde (terça e quarta), nas quais o público pode votar no seu filme preferido. Nas noites dos mesmos dias, passam duas longas metragens, entre as quais o filme vencedor da edição deste ano do Festival. No sábado, o “Monstra à solta” cruza-se com a iniciativa “Sábados para a infância no TCSB” e oferece duas sessões com curtas-metragens escolhidas a pensar nos mais novos, às 11h00 e às 16h00.
Os bilhetes podem ser reservados pelos contactos habituais do TCSB ou comprados com antecedência, na bilheteira do Teatro, ao longo da semana.

“O Espírito de 45”
Ainda esta semana, o TCSB acolhe a projecção do filme “O Espírito de 45”, de Ken Loach, organizada pelo SOS Racismo (sábado, 9 de Maio, 21h30).

espírito45
Escolhido também para celebrar os 70 anos da libertação da Europa face ao Nazismo, o documentário de Ken Loach oferece ao espectador diversas narrativas e registos históricos que revelam a peculiaridade do espírito que marcou a Europa (e o Reino Unido em particular) no final da II Guerra Mundial, marcado pelo “entusiasmo e pela esperança”. Um momento em que se acreditava que “nunca mais iríamos permitir que a pobreza, o desemprego e o fascismo desfigurassem as nossas vidas”, afirma o realizador.
Como habitualmente, os detalhes sobre toda a programação do Teatro estão disponíveis no blogue da companhia (weblog.aescoladanoite.pt) e os bilhetes podem ser reservados por telefone (239 718 238 / 966 302 488) ou por e-mail (geral@aescoladanoite.pt)

Digressão: Auto dos Físicos em Matosinhos
Ao mesmo tempo, A Escola da Noite prossegue a digressão nacional de “Auto dos Físicos”, de Gil Vicente. Na sexta-feira, 8 de Maio, estaremos em Matosinhos, no Cine-Teatro Constantino Nery.

autodosfisicos04

Às 15h00 apresentamos uma sessão para o público escolar e à noite (21h30) uma sessão para o público em geral. Os bilhetes custam 7,50 Euros e podem ser reservados pelo telefone 229 392 320.

Em Coimbra ou em Matosinhos, faça-nos companhia!

Teatro da Cerca de São Bernardo
Programação de 4 a 10 de Maio de 2015

CINEMA DE ANIMAÇÃO – FESTIVAL
Monstra à Solta em Coimbra