sábados para a infância no TCSB

A partir do próximo sábado e até 28 de Fevereiro, todos os sábados são dedicados à infância. Às “Flores de Livro” de Cláudia Sousa, que se mantêm no último sábado de cada mês, junta-se a oficina de construção de máscaras de Delphim Miranda, o espectáculo “Caixas com histórias por dentro” e a estreia do Taleguinho, com “Costurar cantigas e histórias da nossa memória”. Contamos consigo!

TCSB

PROGRAMAÇÃO PARA A INFÂNCIA
31 de Janeiro a 28 de Fevereiro

 

LEITURA DE CONTOS
Flores de Livro – especial Eugène Ionesco
por Cláudia Sousa

flores de livro jan 2015_red

Leitura de contos para a infância. No final, as crianças são convidadas a manusear os livros, a ver de perto as ilustrações e a fazerem elas próprias os seus desenhos, a partir das histórias que ouviram. Para esta sessão, Cláudia Sousa escolheu quatro contos surrealistas, escritos por Eugène Ionesco.

31 de Janeiro
sábado, 11h00
Bar do TCSB > M/4 > 60′ > 3 Euros (individual); 5 Euros (criança + acompanhante)

 

OFICINA DE CONSTRUÇÃO DE MÁSCARAS PARA FAMÍLIAS
Pássaros, passarôcos e outros pardalôcos
por Delphim Miranda

pardalocos 03

Começando nos “toucados” e na “invasão” do espaço-oficina, com tiras de cartolinas de cores fortes e variadas, nascerão máscaras fantásticas de “pássaros, passarôcos e outros pardalôcos”, inspiradas na Arte Plumária dos Índios do Brasil e de toda a América do Sul e na fauna alada destas mesmas paragens.
Depois, assim disfarçados, partir ao encontro da Festa, antecipando a Primavera!

7 de Fevereiro
sábado, 11h00
Bar do TCSB > M/2 > 120′ > 5 Euros (individual); 7,5 Euros (criança + acompanhante)

 

TEATRO
Caixas com histórias por dentro
por Delphim Miranda

delphim02red

O gato Gatafunho faz das suas, o Dragão Verde já não mete medo a ninguém, o Pirata é o da perna de pau, do olho de vidro, da cara de mau. Tudo porque, afinal, os Dragões não são nada azuis…

Fruto do trabalho de pesquisa para formação de educadores, professores e animadores, o espectáculo visa incentivar o gosto pela escrita e pela leitura junto dos mais novos. Recorre a um conjunto de objectos guardados em caixas, qua levam o contador de histórias a desfiar meia dúzia de estórias, recordações, provocações…

14 de Fevereiro
sábado, 11h00
todas as idades > 40′ > 3 Euros (individual); 5 Euros (criança + acompanhante)

 

MÚSICA
Costurar cantigas e histórias da nossa memória
Taleguinho

taleguinho

Catarina Moura e Luis Pedro Madeira estreiam no TCSB o seu novo projecto musical, especialmente dirigido à infância: uma performance artística que proporciona uma experiência de contacto com o património imaterial tradicional, permitindo às crianças, pais e educadores, o alargamento dos conhecimentos sobre a música tradicional. Através de histórias cantadas, as crianças terão a oportunidade de escutar, num alinhamento recheado de temas tradicionais, canções, histórias, lengalengas, do aqui e do agora, contadas e cantadas.
Em cada um dos concertos, a sonoridade dos instrumentos tradicionais estará presente, bem como um cenário e adereços construídos propositadamente para o espectáculo. Pretende-se que seja uma experiência de cumplicidades, onde os sons, as palavras, os gestos, as imagens e os silêncios a todos surpreendam.

21 de Fevereiro
sábado, 10h30
M/3 > 40′ > 10,00 (criança + acompanhante); 5,00 (segundo acompanhante, que assiste da plateia)

 

LEITURA DE CONTOS
Flores de Livro
por Cláudia Sousa
28 de Fevereiro
sábado, 11h00
Bar do TCSB > M/4 > 60′ > 3 Euros (individual); 5 Euros (criança + acompanhante)

 

Informações e reservas:
239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt

Tags: , , , , , , , ,

One Response to “sábados para a infância no TCSB”

  1. Susana diz:

    Bom dia,

    Gostaria muito que o meu filho participasse nas vossas actividades. Infelizmente está sempre ocupado aos sábados de manhã. Tal como ele muitas outras crianças.
    Sugiro que as vossas atividades sejam da parte da tarde (sábado ou domingo).
    Cumprimentos,
    Susana Agostinho