Matéi Visniec: nota biográfica

Começamos hoje a apresentar-vos o “nosso” autor. A nota biográfica foi retirada e traduzida do site oficial de Mátei Visniec, que vos convidamos a visitar.

Matéi Visniec (foto: Cato Leim)

Matéi Visniec (foto: Cato Leim)

 

Nasceu no norte da Roménia, a 29 de janeiro de 1956.

Na Roménia comunista de Ceausescu, encontra rapidamente na literatura um espaço de liberdade. Alimenta-se de Kafka, Dostoievski, Camus, Beckett, Ionesco, Lautréamont… Ama os surrealistas, os dadaístas, os discursos fantásticos, o teatro do absurdo e do grotesco, a poesia onírica e mesmo o teatro realista anglo-saxão, em suma, tudo menos o realismo socialista.

Mais tarde, tendo partido para Bucareste para estudar filosofia, torna-se muito activo no seio da geração de 80, que baralhou a paisagem poética e literária da Roménia da época. Acredita na resistência cultural e na capacidade da literatura para demolir o totalitarismo. Acredita sobretudo que o teatro e a poesia podem denunciar a manipulação das pessoas através das “grandes ideias”.

Antes de 1987 afirma-se na Roménia com a sua poesia refinada, lúcida, escrita com amargura. A partir de 1977 começa a escrever também peças de teatro que circulam abundantemente no meio literário, mas que continuam interditas de subir ao palco.

Autor proibido, em 1987, deixa a Roménia, chega a França e pede asilo político. Redige, na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais, uma tese sobre a resistência cultural nos países da Europa de Leste na época comunista, mas começa também a escrever peças de teatro em francês. Entre 1988 e 1989 trabalha para a BBC e a partir de 1990 para a Radio France Internacionale.

Depois de um primeiro sucesso nas Jornadas dos Autores organizadas pelo Théâtre les Célestins de Lyon, em 1991, com a peça “Les Chevaux à la fenêtre”, Matéi Visniec é descoberto por numerosas companhias e as suas peças são representadas em Paris, Lyon, Avignon, Marseille, Toulouse, La Rochelle, Grenoble, Nancy, Nice, etc. Neste momento, Matéi Visniec conta com numerosas criações em França. Cerca de trinta das suas peças escritas em francês estão editadas.

Esteve em cartaz em cerca de trinta países, como Itália, Grã-Bretanha, Polónia, Turquia, Suécia, Alemanha, Israel, Estados Unidos Canadá, Japão, Brasil…

Tornou-se, desde 1992, um dos autores mais representados no Festival Off de Avignon com cerca de quarenta criações. Em Paris as suas peças foram representadas em vários teatros.

Na Roménia, depois da queda do comunismo, Matéi Visniec tornou-se o autor dramático vivo mais representado. É também autor de três romances editados na Roménia.

Recentemente recebeu:

– o Prémio Europeu 2009 da SACD;

– o Prémio “Coup de Coeur” (imprensa) Festival Off de Avignon 2009, pela peça A palavra Progresso na boca de minha mãe soava terrivelmente falsa;

– o Prémio “Coup du Coeur” (imprensa) Festival Off de Avignon 2008, pela peça Os desvãos Cioran ou Mansarda em Paris com vista para a morte.

http://visniec.com

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