Auto dos Físicos: temporada para o público escolar

O “Auto dos Físicos”, de Gil Vicente, estreia no Teatro da Cerca de São Bernardo a 25 de Setembro.

Logo a seguir, inicia uma temporada para o público escolar: de 30 de Setembro a 13 de Novembro, de terça a quinta-feira, às 11h00 ou às 15h00. Os bilhetes custam 3,00/aluno e os professores acompanhantes e os alunos abrangidos pelo escalão A da ASE têm entrada gratuita. A Escola da Noite disponibiliza materiais de apoio sobre o autor e/ou a própria peça a todos/as os/as professores/as que o solicitem.

No final de cada sessão, como é habitual, a equipa criativa do espectáculo está à disposição de alunos e professores para uma conversa informal sobre o espectáculo a que assistiram.

SUS!

ensaio05

Miguel Magalhães e Maria João Robalo, ensaios de “Auto dos Físicos” (foto: Pedro Rodrigues)

Auto dos Físicos
de Gil Vicente

Escrito e representado pela primeira vez entre 1512 e 1524, o Auto dos Físicos encerra o livro das farsas na “Copilaçam” de 1562 mas viria a ser excluído, pela censura da Inquisição, na edição de 1586.
Acredita-se, pelo tom chocarreiro e pelo burlesco que a caracterizam, que foi representada em época de Carnaval. Um padre “morre” de um amor não correspondido e quatro médicos (os “físicos”) visitam-no à vez, sugerindo estapafúrdios remédios. Brásia Dias, a parente que primeiro o tenta ajudar, um moço transformado em (fraco) alcoviteiro e um padre confessor que compreende “bem demais” o sofrimento do seu colega completam o leque de personagens desta divertida farsa, rematada por uma “ensalada” vicentina, com referências e citações de outras peças do autor e a elementos do cancioneiro tradicional.
A peça apresenta caricaturas de pessoas concretas – os quatro físicos correspondem a pessoas que realmente exisitiam e que o público facilmente reconhecia – mas é também, como quase toda a obra de Vicente, um retrato da corte, da Igreja e da sociedade portuguesas do século XVI em Portugal.

ensaio52

Sofia Lobo, Miguel Magalhães e Filipe Eusébio, ensaio de “Auto dos Físicos” (foto: Pedro Rodrigues)

encenação António Augusto Barros elemento cénico João Mendes Ribeiro figurinos e adereços Ana Rosa Assunção interpretação Filipe Eusébio, Igor Lebreaud, Maria João Robalo, Miguel Magalhães, Sofia Lobo co-produção A Escola da Noite / Ordem dos Médicos
M/12 > 50′ (aprox.)