“Infinito – Besos =”, de Tania Arias

O Citemor, que atinge em 2014 a sua 36.ª edição, volta ao palco do TCSB ainda em Julho, com um espectáculo de dança contemporânea vindo de Espanha. Tania Arias é a artista convidada, com “Infinito – Besos =”. Está em cena na casa d’A Escola da Noite a 26 e 27 de Julho (sábado e domingo), sempre às 21h30.

Tania Arias (foto: Ángel Montero)

Tania Arias (foto: Ángel Montero)

“Infinito – Besos =” estreou no passado mês de Abril no Teatro Pradillo, em Madrid. É o segundo momento de um processo criativo que “indaga sobre o jogo nas estratégias de criação, questionando quem propõe e quem recebe”. Para a sua concretização, a artista convidou um leque de artistas muito diferentes, nas mãos dos quais quis colocar-se, pedindo que a dirigissem e a conduzissem a fisicalidades nunca antes visitadas. Mónica Valenciano, bailarina galardoada com o Prémio Nacional de Dança 2012, Juan Loriente, colaborador de Rodrigo Garcia, Sindo Puche, artista associado a Angélica Liddell, e Mauricio González, bailarino clássico que fez parte do Ballet Nacional de Espanha, são os artistas que aceitaram o desafio de Arias, num processo que resultou primeiro no espectáculo “Infinito + Besos” (apresentado em 2013 no Teatro DT, em Madrid) e que prevê ainda a estreia de “Qué verde está mi infinito”, agendada para Novembro, no âmbito do festival Madrid en Danza.
De acordo com Tania Arias, o projecto permitiu estabelecer uma relação diferente com cada um dos acompanhantes, já que cada um deles tinha uma determinada ideia acerca da ‘Tania, a bailarina’. Se, no início, ela se colocava nas mãos deles, no final acabou por não ser assim: “surgiu um diálogo frutífero a partir do qual eu ia tomando as decisões e é este diálogo que me parece interessante e rico”, afirmou a bailarina ao jornal El País.
“Infinito – Besos =” é apresentado em Coimbra, no Teatro da Cerca de São Bernardo, nos dias 26 e 27 de Julho (sexta e sábado), às 21h30. À semelhança do que tem sido habitual nas últimas edições do Citemor, é o espectador que decide o preço do bilhete que quer ou pode pagar. Dada a lotação limitada da sala, é aconselhável efectuar reserva antecipada de lugares.
Dois anos depois de ter recebido Olga Mesa e Rafael Alvarez e na sequência de outras colaborações ao longo dos anos, é a segunda vez que A Escola da Noite acolhe no TCSB uma parte da programação do Citemor, e novamente em áreas de interesse comum – a dança contemporânea e a ligação às artes cénicas de Espanha. Num ano em que o atraso na publicação dos resultados dos concursos pontuais da Direcção-Geral das Artes afecta gravemente o trabalho de centenas de profissionais das artes do espectáculo em Portugal e a oferta cultural do país, a concretização de mais uma edição do Festival Internacional de Montemor-o-Velho é algo que A Escola da Noite valoriza particularmente, enquanto acto de resistência mas também, e sobretudo, enquanto prova de respeito por um público que não aceita ser privado daquilo a que tem direito.

Tania Arias03

Tania Arias
Tania Arias Winogradow (Argel, 1974) estudou dança e estudos teatrais em Madrid, em Nova Iorque (Movement Research) e em Montpellier (Centro Coreográfico Nacional). Trabalhou com artistas de várias disciplinas, nomeadamente Mónica Valenciano, La Ribot, Carlos Marquerie, Mathilde Monnier, Aitana Cordero, Gilles Jobin e Mark Tompkins, entre outros. Nas criações próprias, destaque para “Sonntag… Un día soleado” (2010), “Alicia en Grusia project” (2009), “Titania” (2008) e “El ultimo salto de Nijinsky” (2012). Participou, em Março, como performer na obra “Dance constructions”, de Simone Forti, espectáculo inserido na exposição “± 1961: La expansion de las artes”, no Museu Rainha Sofia, em Madrid. A par do trabalho como criadora, é educadora e bailarina no Museu Rainha Sofia, trabalhando em programas dirigidos às famílias, às escolas e em projectos de inclusão social.

DANÇA
Infinito – Besos =
Tania Arias (Espanha)
ideia Tania Arias Winogradow co-autores Mónica Valenciano, Mauricio González, Juan Loriente, Sindo Puche intérprete Tania Arias Winogradow acompanhamento Arantxa Martínez, Cecilia Molano, Jaime Conde-Salazar iluminação Carlos Marquerie espaço cénico Tania Arias e colaboradores fotografía Ángel Montero vídeo Marta Blanco

26 e 27 de Julho
sábado e domingo, 21h30
90′ > preço a definir pelo espectador

Tags: , ,

Comments are closed.