Catarina Eufémia, Soares e o Cónego Melo: o olhar de PeA Holmquist sobre o 25 de Abril

Saiu aquele malandro de trás do releiro e disse:
– O que é vocês querem, burras?
E a Catarina Eufémia tinha um menino no colo e disse:
– A gente quer paz, pão e trabalho.
E ele assim que ela diz isto diz:
– Burra, tu queres é isto.
Deu-lhe um tiro e ela caiu para o lado.

quemsemeiacartazDOCUMENTÁRIO

Quem semeia deve colher

de PeA Holmquist

A 19 de maio de 1954, Catarina Eufémia foi assassinada em Baleizão, no Alentejo, por um tenente da GNR. Participava numa acção de trabalhadores rurais que reivindicavam o pagamento de salários minimamente justos.
O documentário de PeA Holmquist começa com o relato do episódio feito por uma companheira de Catarina e parte daí para uma panorâmica do período “quente” da Revolução, até ao 25 de Novembro de 1975. As marcas da guerra colonial, o êxodo e o anúncio do regresso dos empresários que fizeram fortuna durante o Estado Novo, bem como as principais movimentações militares e partidárias durante este período são alguns dos focos do filme.
Entre os depoimentos da época, incluem-se várias declarações de Mário Soares e de outros membros do Partido Socialista mas também do Cónego Melo, que saúda o 25 de Novembro como o “acordar do sonho” dos militares que fizeram a Revolução.
No final, ainda assim, é a Grândola que se ouve, cantada em plena seara pelas companheiras de Catarina.

PeA Holmquist
Documentarista, realizador e produtor nascido em 1947 em Kristianstad, na Suécia. Formado pela Escola de Fotografia Christer Strömholm. Começou como fotógrafo de moda mas escolheu depois ser fotógrafo de guerra do Sudeste Asiático. Trabalhou na televisão sueca como director de fotografia. A partir de 1975, iniciou uma carreira como realizador e documentarista independente, trabalhando sobretudo na Europa e no Médio Oriente. Desde 1992, é responsável pelo departamento de documentários do Dramatiska Institutet, a Escola Nacional de Cinema da Suécia. Foi presidente da Rede Europeia de Documentários entre 1995 e 1999.
Dirigiu e produziu mais de 50 documentários, com os quais ganhou vários prémios em todo o mundo.

realização PeA Holmquist [1978, 52′]

quemsemeia02

quemsemeia07

quemsemeia08

Teatro da Cerca de São Bernardo
9 de Abril
quarta-feira, 21h30
entrada gratuita
org. A Escola da Noite / Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra > apoio: Casa da Achada – Centro Mário Dionísio

Tags: , ,

Comments are closed.