“Novas Diretrizes” em Lisboa, no Meridional

A Escola da Noite apresenta em Lisboa, entre 27 de Fevereiro e 1 de Março, o espectáculo “Novas diretrizes em tempos de paz”, a convite do Teatro Meridional. As sessões são às 21h30 e já é possível reservar bilhetes.

IMG_6854

A digressão de “Novas diretrizes em tempos de paz”, que anda na estrada há mais de um ano e já passou por Luanda, Rio de Janeiro, Galiza e várias cidades portuguesas, chega agora a Lisboa, ao espaço do Teatro Meridional, para uma mini-temporada de três sessões, entre 27 de Fevereiro e 1 de março (quinta a sábado).
“Novas diretrizes em tempos de paz”, do dramaturgo brasileiro Bosco Brasil, passa-se em 1945, quando a II Guerra Mundial está perto do fim. Clausewitz é um emigrante polaco, que tenta recomeçar a sua vida no Brasil. No porto do Rio de Janeiro, depara-se com o oficial da alfândega, Segismundo, que desconfia das suas intenções e se recusa a permitir-lhe a entrada no país.
Numa altura em que às tragédias humanitárias sistematicamente ocorridas na costa mediterrânica se vêm juntar crescentes restrições à mobilidade interna, o tema da imigração e dos refugiados de guerra mantém-se muito mais actual para o público europeu do que gostaríamos. Para além disso, a conversa entre as duas personagens e o confronto das suas memórias oferece ao público um retrato das grandes questões que marcaram o século XX e uma surpreendente e pujante metáfora sobre o papel do teatro e da arte na vida das pessoas.

A Escola da Noite e o Teatro Meridional
O espectáculo é a 59ª produção d’A Escola da Noite e estreou em Janeiro de 2013, com a presença do autor. Apresenta-se em 2014 com um novo elenco: a Igor Lebreaud (Clausewitz) junta-se agora o actor Jorge Loureiro, no papel de Segismundo, sob a direcção de António Augusto Barros.
A temporada em Lisboa (onde a companhia não apresenta um espectáculo para o público em geral há quase 20 anos) ocorre a convite do grupo dirigido por Miguel Seabra e Natália Luiza, com a qual A Escola da Noite mantém há muito relações de proximidade. Entre outras iniciativas, destaca-se a residência artística do Meridional no TCSB, em 2011, e o recente acolhimento do espectáculo “O Senhor Ibrahim e as Flores do Corão”, todas com um assinalável sucesso de público. A Escola da Noite retribui agora a visita, com aquele que é já um dos seus espectáculos mais viajados.
A temporada conta com o apoio à divulgação da Casa do Brasil em Lisboa. Os espectáculos são às 21h30 e os bilhetes podem ser reservados directamente junto do Teatro Meridional, pelos telefones 218 689 245 / 918 046 631.

Novas diretrizes em tempos de paz
de Bosco Brasil
pel’A Escola da Noite

Jorge Loureiro e Igor Lebreaud, "Novas diretrizes em tempos de paz" (foto: Eduardo Pinto)